ADMINISTRANDO – APLICAÇÃO E USO DE COPOS CORRETAMENTE

(5.875) O Restauranter:

ADMINISTRANDO – APLICAÇÃO E USO DE COPOS CORRETAMENTE

A aplicação e utilização correta de copos ou taças, recipientes para servir bebidas evoluiu muito desde a sua origem por volta de 2.500 a.C. no Egito e Mesopotâmia, tinham formato de contas ou vasos de barro, por volta de 1.400 a.C. no Egito surgiram os vasos de vidro e foram aprimorados e difundidos pelos romanos que introduziram o vidro na Europa, onde foi elitizado e valorizado, sendo uma peça usada para servir diferentes pessoas. Na Idade Média e a etiqueta o vidro torna-se parte do universo dos vinhos, e com a evolução se diversificou em formas e formatos, tamanhos de volume, materiais de confecção, tudo isso por parte influenciado pela evolução da gastronomia e alavancada pela enologia.

A formação de um conceito para organizar copos para cada líquido foi um processo que se impulsionou também com a era dos coquetéis nos séculos XIX e XX, tudo isso pensado em obter o máximo da experiência gustativa, olfativa e visual, valorizando o aroma e respeitando a temperatura das bebidas, impulsionando os estabelecimentos tipos bares e o serviço de mesa. Surgem então os diversos designs dos copos para cada bebida e conceitos como menores copos preservam o frescor e fundos curvados facilitam a apreciação olfativa. Hoje temos diversos estilos, cada um específico para um tipo de bebida e para proporcionar a melhor experiência para o consumidor. Em sequência a esse conceito de copos que surge a mise en place das taças dispostas na mesa e alinhadas por ordem de serviço (água, vinho tinto, vinho branco) tornando-se um detalhe de sofisticação demonstrada na mesma posta para o serviço.

Mise en place é uma expressão francesa que significa "colocar no lugar" ou "tudo em ordem", referindo-se à organização de todos os ingredientes, utensílios e equipamentos necessários antes de iniciar um serviço.

O uso correto de copos em bares e restaurantes socializou ainda mais o tipo de copo ideal para cada bebida, sendo uma exigência atual ativa com o intuito de proporcionar cada vez mais essa experiência sensorial, onde os elementos como aroma, temperatura, visual, elegância e valorização da bebida. Vale ressaltar que a limpeza impecável dos copos e sua higiene é fundamental para a experiência do cliente.

Algumas referências de utilização catalogam canecas térmicas ideais para bebidas quentes mantendo a temperatura e evitando queimaduras nas mãos; copos de vidro do tipo long drink são ideais para sucos, refrigerantes e coquetéis; taças de martini servem para concentrar o aroma de drinks fortes enquanto as taças flute são perfeitas para preservar o perlage e a temperatura do serviço de espumantes; taças de conhaque de bojo largo e boca estreita facilitam a evaporação do álcool e ao mesmo tempo aumentam a percepção dos aromas; copos do tipo shot com até 60ml são indicados para bebidas destiladas sem adição de gelo; as taças de vinho contém o maior grupo de variantes, cada uma pensada para ressaltar o elemento da bebida a ser servida, tornando-se dispendioso a compra de tantos tipos.

Surge então a taça ISO ou taça de degustação em 1977, com um design universal com bojo alongado e afunilado, passou a ser uma espécie de curinga, servindo qualquer tipo de vinho e também para outras bebidas como coquetéis, permitindo uma análise e experiência sensorial mais otimizada.

Quanto aos princípios de utilização, os copos e taças devem estar limpos e sem resíduos; manuseado pela haste para evitar troca de temperatura; a borda não sendo tocada durante o serviço; devem ser resfriados antes de servir as bebidas objetivando manter a temperatura por mais tempo; cada copo tem seu uso projetado para uma bebida especifica valorizando aroma, sabor e consistência.

O Copo Americano é um dos objetos mais presentes e popular no Brasil desde sua criação em 1947 pela Nadir Figueiredo, em casa, no bar, na festa ou no trabalho, sendo utilizado para servir bebidas como água, café, suco, refrigerante, cerveja ou qualquer outro tipo de bebida.

Administrativamente falando sua utilização para servir exclusivamente cerveja segue na contramão das utilizações catalogadas e que referenciam modelos, tipos, valores e necessidades voltadas a experiência sensorial.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.