(5.820) O Restauranter:
MARIA MARIA ISABELA SYRAH 2023 - OURO NO DECANTER 2025
Informado da notícia que o um vinho com uva Syrah de Vinícola brasileira tinha alcançado a maior pontuação da história no Decanter 2025 , um prestigiado concurso internacional, tratei de adquirir 02 garrafas para enriquecer minha adega pessoal, sendo uma para ser consumida de forma imediata e outra para aguardar uma ocasião especial de valor e também oportunizar que ele evolua na garrafa.
Syrah da Maria Maria é da Fazenda Capetinga, em Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais
O vinho brasileiro produzido pela viticultura de Minas Gerais alçou o mais alto lugar no pódio com a conquista realizada pel,o vinho Maria Maria Isabela Syrah safra 2023 que acaba de ser premiado na mais prestigiada competição de vinhos do mundo, a Decanter World Wine Awards (DWWA) com a medalha de ouro e uma pontuação de 96 de 100 na edição desse ano de 2025. Essa vitória coloca esse vinho especial na mais alta colocação do país em toda a história da competição que é uma das maiores competições do mundo avaliando milhares de rótuos de mais de 50 países e foi o único brasileiro a receber a medalha de ouro esse ano.

O vinho foi produzido com uma uva "alóctone" que é uma indicação de algo que foi introduzido ou não é originário do local onde se encontra, a varietal Syrah de origem francesa, mas que algumas opiniões indicam como de origem egípicia, não é a mais cultivada no Brasil, e na vinificação que foi realizada em tanques de aço inox, sem passagens pelas tradicionais barricas de carvalho, ainda tem na sua produção outra curiosidade que é a tecnica da dupla poda, considerada não ortodoxa pelos amantes do vinho.
A técnica da dupla poda consiste na inversão do ciclo da videira pela realização de duas podas anuais, o que possibilita que a maturação e a colheita das uvas ocorram no Inverno, período com menor incidência de chuvas e elevada amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite). Fonte: https://anprovin.com.br
“Nosso objetivo com o Isabela sempre foi permitir que o terroir do sul de Minas se manifestasse da forma mais pura possível. A ausência de madeira revela a intensidade da fruta, com notas de frutas vermelhas e negras maduras, um toque de couro e as especiarias características da Syrah cultivada aqui, como pimenta-do-reino, cravo e canela”, diz Peregrino.
Dicas de alguns vinhos de inverno que são produzidos no Brasil: Guaspari, Vinhos Maria Maria, Casa Verrone e Luiz Porto Vinhos Finos.
O resultado de aplicações de várias técnicas é um vinho com taninos macios, acidez equilibrada, longo retrogosto, fácil de beber e uma versatilidade que acompanha desde uma entrada até a suite principal, ou quiça um churrasco.
0 comentários:
Postar um comentário