ADMINISTRANDO SUSTENTABILIDADE – CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

(5.879) O Restauranter:

ADMINISTRANDO SUSTENTABILIDADE – CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Linhas de administração com modelos de gestão voltadas ao equilíbrio da economia e proteção do meio ambiente e justiça social formam o tripé da sustentabilidade (ESG). As práticas que gerem valor para as partes interessadas (stakeholders) garantem a preservação de recursos para as próximas gerações e que promovem uma melhoria no bem-estar da sociedade. As vantagens das empresas que tem uma visão sustentável são benefícios em competitividade, fidelização, atração de investimentos e estímulos que produzem inovação.

São diversos os programas ambientais que incluem todo tipo de ação visando diminuir o impacto ambiental, como por exemplo o programa Tampinha Legal que promove o recolhimento das tampinhas plásticas, sendo que o material arrecadado é reciclado e o valor revertido para causas sociais. Existem outros programas de gestão de resíduos, como o descarte correto de efluentes, coleta seletiva, energia limpa, reciclagem de equipamentos, ações de conservação, proteção e recuperação da flora e da fauna.

Vale ressaltar que na cadeia de suprimentos diversas empresas já tendem a escolher fornecedores que também adotam práticas sustentáveis, que desenvolvem produtos e soluções que minimizem o impacto ambiental. As vantagens são os benefícios para o planeta, fidelização de clientes, além da melhora da imagem da empresa no mercado.

A consciência administrativa e comercial não precisa necessariamente vir da administração das empresas, pode ser motivada pelos envolvidos, numa corrente que eleve a sustentabilidade a um grau de necessidade para todos. Durante consultorias administrativas foi explicado a valorização de ações simples como recolher todas as tampas das garrafas plásticas e também os lacres das latas para os colaboradores das empresas. Essa ação tem dado bastante resultado, e já foi implementada em três empresas e conta com diversas pessoas engajadas na coleta e guarda das tampinhas para destino de reciclagem. Uma ação que iniciou com apenas uma pessoa e que mobilizou diversas, transformando e reformulando a consciência de sustentabilidade.


MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

1 comentários:

Talita Fenerich disse...

Quem já teve o privilégio de poder trabalhar contigo sabe o qto você se preocupa c sustentabilidade!!!! As famosas támpinhas rsrs Parabéns por ser sempre exemplo!!!!

 

Copyright @ 2013 Restauranter.