(5.880) O Restauranter:
ADMINISTRANDO - ENGENHARIA E PSICOLOGIA DOS CARDÁPIOS
Estabelecimentos que comercializam alimentos e bebidas precisam de um portfólio de produtos bem elaborado que é o cardápio que deve conter uma lista elaborada de opções de produtos e serviços disponíveis. Um menu ou cardápio bem elaborado constitui uma ferramenta poderosa para o setor de vendas. O planejamento do cardápio deve ser cuidadoso visando atrair clientes, influenciar as escolhas e aumentar o faturamento.
Uma estratégia para montar um cardápio de destaque, que seja funcional, atrativo e eficiente, e proporcione aumento na experiência do consumidor e que seja bem sucedida deve-se conhecer o público-alvo e suas características inicialmente. A inclusão de opções tipo keto, low carb, veganas, vegetarianas, sem glúten e sem lactose são um diferencial que aumenta as expectativas do cliente e que fortalecem as tendências alimentícias e evita a exclusão de grupos de consumidores.
Em bares e restaurantes, um cardápio com estrutura, layout e segmentado no setor de alimentos, detalhando entradas, pratos principais e sobremesas, e com bebidas alcoólicas e não alcoólicas, coquetéis, doses, gelados e opções de vinhos, devem atender as necessidades específicas do público-alvo e experiência intuitiva, além de serviços prestados como delivery e refeições planejadas. Uma montagem com efetividade usando ferramentas como engenharia de cardápios e psicologia dos cardápios favorecem resultados como aumento de vendas, destaque de produtos específicos e redução de desperdícios. A engenharia de cardápios visa aumento da rentabilidade através da análise de desempenho dos itens, já a psicologia dos cardápios foca no design do cardápio, cores, tipografia, estilos visando influenciar a escolha do cliente, tendo como benefícios um menu atrativo, aumento de vendas, maior lucratividade, melhor gestão de estoque e maior agilidade no atendimento.
Quanto a organização e disposição dos itens o ideal é que a “lei do olhar” sugere que as áreas centrais e superiores de uma página atraem mais atenção. As descrições dos pratos devem ser informativas e com poder de encantamento, numa linguagem objetiva, mas que valorizem os pratos e com adjetivos que despertem o apetite e crie uma imagem positiva dos pratos. A aparência do cardápio, seu conteúdo, um bom design, reforça a identidade do estabelecimento e pode influenciar as decisões dos clientes, tornando a experiência do cliente inesquecível.
Segundo um estudo do Google, 82% dos clientes escolhem um restaurante analisando o menu previamente, o que demonstra a importância de estar digitalmente presente quando seus clientes buscarem por você.
Considerando as informações a quantidade de opções de um cardápio e seu design como tendência atual está favorável a uma menor quantidade de opções, onde o menos é mais, e que deve ser guiada pelo poder do cliente, com um número reduzido de itens para escolha tornando a decisão do cliente mais rápida e fácil. Como sugestão média, ter em torno de 10 a 12 entradas, 18 a 22 pratos principais atendendo todos os 08 principais segmentos alimentícios e de 3 a 5 sobremesas. Um cardápio mais enxuto ajuda no tempo de atendimento pelos garçons, facilitam a venda, facilitam a manutenção de estoque e otimizam o cardápio.
1 comentários:
Boas colocações! Realmente, tem que ser bem amplo o cardápio de acordo com o gosto do cliente. Gostei da parte em que se preocupam se o cliente é intolerante à lactose, glúten, vegano, etc. Isso faz com que chamem mais clientes quando há essa preocupação.
Parabéns,continue assim, logo estarei formada pela Universidade Restauranter Maurício Goulart.
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