(5.604) O Restauranter:VINHO EFEITO AGULHA, PÉTILLANT FRANCÊS OU VINHO DE AGUJA ESPANHOL
O chamado efeito agulha no vinho é uma sensação percebida sobre a língua que é causada pela presença de pequenas e finas borbulhas de gás carbônico em vinhos tranquilos, quando esta for perceptível no paladar, sendo apenas um detalhe a mais no mundo dos vinhos. Quando os vinhos tem gás cabônico podem ser classificados como espumantes ou frisantes, e os que não tem gás carbônico são chamados de vinhos tranquilos. Mesmo com todo o controle na vinificação, ainda podemos encontrar vinhos tranquilos que apresentam um quantidade mínica de CO2, quantidade capaz de provocar essa sensação "picante" no paladar.
Vinhos tranquilos sem intervenção que apresentam como resultado um produto com pequenas e finas bolhas de CO2 ofertando um vinho divertido e saboroso.
Sommelier Maurício Goulart cita como expemplo o vinho Frascatti San Marco, um vinho italiano tranquilo que causa uma deliciosa sensação na boca ao sorver e perceber que as bolhas explodem na boca causando o efeito agulha mas também liberando aromas e sabores inesperados. No paladar, é seco, leve e equilibrado, com uma acidez vibrante e um final refrescante.
No Brasil só estão classificados vinhos frisantes com pressão de 1 a 2 bar equivalente a 2 a 3g de CO2 ou então espumante, com pressão mínima de 4 bar, cerca de 6g de CO2, ambos por litro.
Na França, o similar ao português leva o nome de vin perlant (ou perlé) e conterá de 1 a 2g de CO₂ por litro, também apresentando uma pressão interna inferior a 1 bar.
Em Portugal, um vinho pode ser chamado de vinho com agulha quando contém gás carbônico perceptível e pressão interna inferior a 1 bar (cerca de 1 atmosfera).
O mais clássico exemplo dessa ocorrência são alguns exemplares dos conhecidos Vinhos Verdes portugueses, elaborados na região do Minho.Sempre vale lembrar que o termo Vinho Verde em Portugal não indica a cor (podem ser brancos, rosés ou tintos), mas sim seu grau de evolução. Seriam vinhos “não maduros”.
0 comentários:
Postar um comentário