SOBRE VINHOS - TEOR ALCOÓLICO

(4.753) O Restauranter:

SOBRE VINHOS - TEOR ALCOÓLICO

Na constituição do vinho temos diversas variáveis para analisar e que fazem toda a diferença na hora de sorver um vinho. Dentre elas temos: corpo, acidez, taninos, concentração de açúcar e teor alcoólico.

O teor alcoólico do vinho é uma característica muito importante.

O teor alcoólico influencia na densidade do líquido modificando o corpo (estrutura) do vinho, contribui com a sensação de dulçor e maciez, além de tornar mais rico o perfil aromático e ajudar na longevidade do vinho.
Analisando o vinho através da analise sensorial nas etapas visual, olfativa e gustativa. Na fase visual as lágrimas abundantes, mais juntas e mais lentas indicam uma fração de álcool maior e quanto mais lenta a lágrima escorre maior o corpo e o teor de açúcar. As lágrimas escassas, rápidas e mais afastadas quando a fração de álcool é menor; na fase olfativa podemos perceber o volume de álcool e na gustativa a sensação no paladar é queimação na boca e garganta. 

A temperatura de serviço do vinho pode interferir na percepção do álcool, uma vez que o vinho muito gelado tende parecer menos alcoólico, isso acontece porque a baixa temperatura adormece as papilas gustativas. Já acima da temperatura irá aparentar ser muito mais alcoólico.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.