(5.567) O Restauranter:
O cliente que vai no seu estabelecimento hoje, como ele pensa e se comporta, onde está o cliente ideal, o que fazer e como fidelizar esse cliente, essas são perguntas que surgem para os gestores a todo momento.
Definir o cliente atual é preciso através de análise dos clientes atuais, fazer pesquisa de mercado, observar as redes sociais, acompanhar mudanças nos padrões de comportamento, fazer um mapa de empatia, e principalmente focar no atendimento, que deve ser personalizado, exclusivo e encantador.
Ainda devemos ficar atentos para clientes com necessidades especificas, tipo: o cliente dominante, o cliente indeciso, o cliente apressado. E também em fatores comportamentais, como social, pessoal ou demográfico com suas ramificações e características diversas.
Em pesquisa realizada pelo SEBRAE/ABRASEL – Pesquisa de Hábitos de Consumo 2023 em todas as regiões do Brasil, com mais de 6.000 participantes, constatou que:
Para clientes de restaurante as prioridades são EXPERIÊNCIA E O AMBIENTE.
Nessa mesma pesquisa o ranking de preferências dos clientes se definiu assim:
32% disseram que o fator mais importante é a limpeza e higiene
17% disseram que são atraídos pela cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes.
12% disseram que o ambiente do estabelecimento é fundamental
10% disseram que vão pelo sabor da comida
7% tem o preço como fator importante.
12% disseram que o ambiente do estabelecimento é fundamental
10% disseram que vão pelo sabor da comida
7% tem o preço como fator importante.
Em outra pesquisa realizada pela FALAÊ/ABRASEL sobre a Experiência do Cliente, também em todas as regiões do Brasil, com mais de 200.000 consumidores, apontou que o maior fator que leva as pessoas a uma primeira visita num restaurante é a INDICAÇÃO. Na mesma pesquisa constatou-se que, o nível de atendimento da casa é o fator mais influenciador para os clientes promoverem o estabelecimento.
Ainda na mesma pesquisa O panorama 2023 da Experiência do Cliente, apresentou também os seguintes índices:
34,3% apontam a recomendação como fator chave para conhecer um novo restaurante;
31,4% disseram que passaram na frente e resolveram entrar;
22,0% conheceram o restaurante pelas redes sociais.
A avaliação do cliente de forma positiva no atendimento eleva para 92% as chances de fidelizar o consumidor na experiência geral do restaurante.
Na edição 2024 “Alimentação Hoje: A visão dos Operadores de Foodservice de todo Brasil” realizada pela ANR/ABIA/GALUNION, constatou que “Operadores que tem como ponto forte contratar e reter colaboradores, estão melhor posicionados no mercado”, sendo que 83% dos bares e restaurantes que tem como ponto forte contratar e reter pessoas tiveram lucro comparados ao período anterior.
Diante das pesquisas e dos cenários demonstrados, podemos apontar que o que mais influencia os clientes é o ATENDIMENTO, e que a motivação para conhecer um novo é a INDICAÇÃO. Enquanto isso, cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes influenciam positivamente e fidelizam 92% dos clientes, e que reter e capacitar os colaboradores são os fatores que levam a uma maior lucratividade.
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