PERFIL CLIENTES DE RESTAURANTES

(5.567) O Restauranter:

PERFIL CLIENTES DE RESTAURANTES

O mundo está em evolução e em ebulição, e as características e desejos dos clientes também estão se transformando, quiçá metamorfoseando de forma tão rápida, que se comparada as ações que os administradores tomam, podemos dizer que estão em velocidade máxima enquanto a maioria deles está na inércia.
 
O cliente que vai no seu estabelecimento hoje, como ele pensa e se comporta, onde está o cliente ideal, o que fazer e como fidelizar esse cliente, essas são perguntas que surgem para os gestores a todo momento.

Definir o cliente atual é preciso através de análise dos clientes atuais, fazer pesquisa de mercado, observar as redes sociais, acompanhar mudanças nos padrões de comportamento, fazer um mapa de empatia, e principalmente focar no atendimento, que deve ser personalizado, exclusivo e encantador.

Ainda devemos ficar atentos para clientes com necessidades especificas, tipo: o cliente dominante, o cliente indeciso, o cliente apressado. E também em fatores comportamentais, como social, pessoal ou demográfico com suas ramificações e características diversas.

Em pesquisa realizada pelo SEBRAE/ABRASEL – Pesquisa de Hábitos de Consumo 2023 em todas as regiões do Brasil, com mais de 6.000 participantes, constatou que:

Para clientes de restaurante as prioridades são EXPERIÊNCIA E O AMBIENTE.

Nessa mesma pesquisa o ranking de preferências dos clientes se definiu assim:
32% disseram que o fator mais importante é a limpeza e higiene
17% disseram que são atraídos pela cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes.
12% disseram que o ambiente do estabelecimento é fundamental
10% disseram que vão pelo sabor da comida
7% tem o preço como fator importante.


Em outra pesquisa realizada pela FALAÊ/ABRASEL sobre a Experiência do Cliente, também em todas as regiões do Brasil, com mais de 200.000 consumidores, apontou que o maior fator que leva as pessoas a uma primeira visita num restaurante é a INDICAÇÃO. Na mesma pesquisa constatou-se que, o nível de atendimento da casa é o fator mais influenciador para os clientes promoverem o estabelecimento.

Ainda na mesma pesquisa O panorama 2023 da Experiência do Cliente, apresentou também os seguintes índices:

34,3% apontam a recomendação como fator chave para conhecer um novo restaurante;
31,4% disseram que passaram na frente e resolveram entrar;
22,0% conheceram o restaurante pelas redes sociais.


A avaliação do cliente de forma positiva no atendimento eleva para 92% as chances de fidelizar o consumidor na experiência geral do restaurante.

Na edição 2024 “Alimentação Hoje: A visão dos Operadores de Foodservice de todo Brasil” realizada pela ANR/ABIA/GALUNION, constatou que “Operadores que tem como ponto forte contratar e reter colaboradores, estão melhor posicionados no mercado”, sendo que 83% dos bares e restaurantes que tem como ponto forte contratar e reter pessoas tiveram lucro comparados ao período anterior.

Diante das pesquisas e dos cenários demonstrados, podemos apontar que o que mais influencia os clientes é o ATENDIMENTO, e que a motivação para conhecer um novo é a INDICAÇÃO. Enquanto isso, cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes influenciam positivamente e fidelizam 92% dos clientes, e que reter e capacitar os colaboradores são os fatores que levam a uma maior lucratividade.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

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