(5.440) O Restauranter:
VITIS VINÍFERAS MAIS CULTIVADAS DO MUNDO
A uva vitis vinífera tem milhares de variedades, dentre elas uvas para produção de vinhos, uvas de mesa e uvas para produção de passas.
No segmento de produção de vinhos a Cabernet Sauvignon é a uva mais cultivada do mundo e também é conhecida como a “rainha das uvas tintas”, faz parte do grupo das carmenets junto com outras viníferas como Cabernet Franc e Merlot. Cultivada em muitas regiões do mundo ela é responsável por 7% da área mundial de vinha. Os vinhos elaborados com essa uva têm características definidas, sendo produzidos vinhos intensos, com muita cor, com bastante corpo (encorpados), taninos e acidez nos varietais e uma excelente versatilidade nas harmonizações.
Em climas intermediários a uva apresenta aromas de frutas vermelhas e corpo mais leve, enquanto em climas mais quentes obtêm-se vinhos mais encorpados, caráter mais frutado, maior teor alcoólico e taninos mais maduros.
Já para consumo in natura, a uva mais cultivada seria a Kyoho, que se encontra no topo do ranking mundial com 365.000 hectares, sendo 44% deles localizados na China. A Kyoho é uma uva híbrida, de mesa e do tipo moscatel, com um sabor doce e uma casca roxa-escura que se solta facilmente da polpa. Ela tem uma acidez mediana e uma doçura intensa, ideal para consumo in natura. A polpa é macia e suculenta, podendo ser usada para fazer sucos e bebidas geladas.
Dentre as uvas brancas, a vitis vinífera mais cultivada é a Airen, uma uva autóctone da Espanha e que representa 22% das vinhas cultivadas. Com importante significação, a Chardonnay e a Sauvignon Blanc ocupam o segundo e terceiro lugar respectivamente.
0 comentários:
Postar um comentário