PONTOS TURÍSTICOS - PRAIA DO PRATA

(5.088) O Restauranter:

PONTOS TURÍSTICOS - PRAIA DO PRATA

O trajeto para a Praia do Prata está totalmente mudado em virtude das obras na Avenida NS-15 (anel viário de Palmas). Já estão pavimentadas 04 quadras de trajeto, da Quadra 209 Sul até o início da Quadra 611 Sul, faltando apenas as obras de captação de águas fluviais. 

Da quadra 611 Sul até a entrada da Praia do Prata na Quadra 711 Sul não foi realizada nenhuma melhoria e não há pavimentação que possa garantir um acesso sem buracos, sem lama ou sem poeira para fomentar o turismo na Praia do Prata, que com certeza possui a melhor diversidade de opções para os turistas. Esse é um dos gargalos que os usuários e clientes da Praia do Prata sempre citam como um impedimento para a visitação.

No trecho ainda não pavimentado, parafraseando Carlos Drummond de Andrade no seu poema "No Meio do Caminho", a realidade fica muito parecida. Nesse trecho da Avenida NS-15, podemos dizer, no meio do caminho tinha uma ponte, uma ponte rústica com estrutura de metal e piso de madeira podre. As obras de pavimentação têm quase um ano em execução e quando chegou na ponte, as obras foram paralisadas. Um pontilhão foi construído no meio da estrutura metálica (foto acima) e o trecho sem pavimentação, segue interditado, e agora com lama, barreiras de terra e árvores que foram patroladas por máquinas de lâminas. 

Essa ponte tem décadas, e com a duplicação da avenida e como a construção e pavimentação do Anel Viário, mesmo assim continuaremos com essa estrutura incapaz de atender a passagem dos veículos pesados que se destinam o anel. Aguardaremos a placa indicativa do processo de licitação para a construção de uma ponte e o prazo de conclusão, respeitanto assim a natureza quase intacta da região.

Falando ainda no tema Praia do Prata, as chuvas tem castigado o comércio local, e o transtorno do acesso impedido diminui ainda mais o desejo de visitar o local. 

Não obstante a tudo exposto, os turistas ainda tem que usar precárias instalações sanitárias, com teto com vazamento, risco de incêndio proveniente do contato da água com energia (foto abaixo), torneiras danificadas, sanitários sem porta, vasos sem tampa, sem lixeira com tampa, sem papel higiênico, sem produtos para as mãos (todos esses itens são exigidos pela ANVISA de Palmas). A manutenção dos banheiros públicos é de responsabilidade do munícipio, assim como a limpeza urbana da praia. Foram afixadas placas educativas, contendo instruções de convivência, como por exemplo não permitir animais domésticos, mas SEM fiscalização, nada mudará.

  

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.