(5.076) O Restauranter:
ELEMENTOS DO VINHO – TANINOS, ALCOOL, DOÇURA E ACIDEZ.
Tanino é um elemento componente do vinho vem da pele da uva, da semente, do cacho da própria planta e também do barril de carvalho que oferece estrutura e sabor principalmente nos vinhos tintos.
Os taninos ofertam toques de amargor com leve herbáceo e com adstringência (palavra que vem do latim é que quer dizer apertar). O tanino dá ao vinho corpo, estrutura, equilíbrio, complexibilidade e assim como a acidez é essencial para o vinho atingir sua plenitude.
Os vinhos mais tânicos são os Tannat (Uruguai) e Madiran, Marselan ou Nebbiolo.
CURIOSIDADES – Vinhos brancos e rosés ou laranjas geralmente contem menos álcool e açúcar, sendo assim menos calóricos.
Álcool – a bebida ganha álcool através da fermentação. Como característica apresenta um aquecimento na língua e garganta e também uma sensação apimentada ou oleosa com isso são classificados como encorpados ou os com menos álcool são mais leves, frescos e são classificados de corpo leve.
CURIOSIDADES – Vinhos de terroir de regiões com altas temperaturas e ensolarados tendem a produzir vinhos com alto teor alcoólico devido a maior quantidade de açúcar na fruta.
Doçura - No processo de fermentação, a levedura, uma bactéria benéfica, ataca o mosto da uva e transforma esta doçura em álcool. O processo que transforma o açúcar em álcool também acaba por finaliza-lo com o aumento do álcool, ficando apenas um nível de açúcar residual. Quando degustado o vinho as vezes apresenta uma sensação de viscosidade e oleosidade.
O nível de açúcar é percebido pelas lágrimas que se formam na taça, sendo quanto mais lentamente as lágrimas escorrem maior o corpo e o teor de açúcar.
CURIOSIDADES – Vinhos com poucos taninos e graduação alcoólica baixa as vezes provocam uma sensação de doçura.
Acidez é a primeira sensação que sentimos ao tomar um vinho, aquela sensação que faz salivar como se estivéssemos a morder uma maçã. A acidez é um dos melhores amigos do vinho. Os vinhos tintos tem acidez, que as vezes não sentimos ao degustarmos devido aos níveis de outros elementos em sua composição.
0 comentários:
Postar um comentário