PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

(5.067) O Restauranter:

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

No processo administrativo de uma empresa existem diversos mecanismos capazes de fidelizar os clientes. Em especial no ramo da alimentação, podemos exemplificar, as bebidas geladas, o asseio do local de uso comum, a gastronomia com ingredientes listados e ofertados, o compromisso com a validade do produto e principalmente a relação de honestidade entre vendedor X consumidor.

Comercialmente enfraquece quando o cliente tem a sensação que foi lesado em algum item, metamorfoseando o cliente em um crítico costumaz. Podemos exemplificar esta ação quando o cliente pergunta sobre a validade do produto, quanto ao tempo de confecção do prato ou em relação aos itens utilizados em sua confecção.


Numa outra vertente, a inclusão de serviços não obrigatórios, como por exemplo, WI-FI, som ambiente, serviço de café gratuito, serviços exclusivos para clientes como valetes ou estacionamento ocasionam um aumento de satisfação nos clientes. Essas ofertas fidelizam e são ferramentas de marketing valorosas, tanto no pessoal (boca a boca) quanto no digital. Os clientes tendem a postar todos os detalhes que chamam atenção, detalhes positivos ou negativos, que podem contribuir ou não para o sucesso da campanha dos serviços ofertados.

Na contra mão dos processos administrativos ofertados está a descontinuidade dos serviços, que acontece principalmente quando o cliente acostuma com determinado tipo de atendimento, de serviço, de facilidades e essas ofertas/serviços são interrompidas. Não existe desculpa capaz de suprir a ausência de um serviço, pois os clientes esperam sempre mais de seus locais preferidos. Não é possível explicar por exemplo, a ausência de atendimento por falta de pessoal ou de WI-FI motivado por equipamento queimado. O cliente espera um serviço de qualidade aos moldes que está acostumado, no estabelecimento em questão ou no seu padrão de lugares que frequenta.

Fidelizar clientes exige manutenção constante dos padrões aos quais o cliente está acostumado.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.