UM GRANDE PASSO - NASA X ASTERÓIDE

(4.877) O Restauranter:

UM GRANDE PASSO - NASA X ASTERÓIDE

Em conjunto com o laboratório de Física Aplicada John Hopkins a NASA está construindo a  DART (Double Asteroid Redirection Test), uma sonda que será ser lançada no dia 24 de novembro de 2021 às 2 h e 21 min horário de Brasília - DF e deve chegar a seu alvo em Outubro de 2022, e será projetada a uma velocidade de 24 mil km/h.

Junto irá um cubesat desenvolvido pela Agência Espacial Italiana chamado LICIA (Light Italian CubeSat for Imaging of Asteroids), que irá monitorar de perto o impacto e transmitir tudo para a Terra.

A DART tem como destino o asteroide 65803 Didymos, uma pedra de respeitáveis 800m de diâmetro, descoberta em 1996, mas uma sonda de 500kg atingindo um asteroide de mais de um milhão de toneladas nem fará cócegas. Por isso o alvo é outro.

Repare nas imagens de radar acima, um pontinho acima do asteroide. É um corpo de 150m de diâmetro apelidado de Didymoon. Isso mesmo, o asteroide tem uma lua, orbitando a mais ou menos 1km de distância.

A DART irá atingir Didymoon a uma velocidade relativa de 21600Km/h, e se aplicarmos a fórmula F=m*a, o resultado é uma pucta explosão.

A aceleração calculada que Didymoon ganhará com o impacto é de meio milímetro por segundo, praticamente um pentelhonésimo de piconada, mas o suficiente para alterar sua órbita em torno de Didymos de forma perceptível, e consequentemente alterar a órbita do conjunto como um todo.

Depois do impacto meses, talvez alguns anos de observações serão necessários para determinar com precisão o efeito na órbita, mas aí teremos uma informação clara da eficácia da técnica, em condições reais.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.