CHARDONNAY - RAINHA DAS CASTAS BRANCAS

(4.696) O Restauranter:

CHARDONNAY - RAINHA DAS CASTAS BRANCAS

Chardonnay a rainha das uvas brancas está em importância para as castas brancas assim como a uva Cabernet Sauvignon está para as castas tintas, ambas são a realeza das varietais. Hoje somente na França existem mais de 30 variações da uva Chardonnay. Ela ocupa o segundo lugar no ranking das uvas mais produzidas no mundo. Essa casta pertence a uma família chamada Noirien e surgiu do cruzamento da Pinot Noir com a Gouais Blanc. Um fato curioso é que o nome dessa uva vem de uma aldeia localizada na Borgonha, a aldeia Chardonnay. 

Uma casta versátil, a Chardonnay pode ser usada para confeccionar vinhos de tipos e estilos diferentes, como espumantes ou brancos, com estruturas leves ou encorpados e até mesmo doces. Além disso, estruturalmente se difere e destaca das outras uvas brancas, podendo ser vinificada e amadurecida em barricas de carvalho. Envelhecias ganham notas sofisticadas com toque de madeira e especiarias.

CARACTERÍSTICAS:

Produz vinhos frescos e agradáveis quando ainda jovens e mais complexos quando envelhecidos em barris de carvalho, dependendo de suas técnicas de vinificação e terroir. Sua cor dourada também é acentuada quando fica em carvalho. Sua pele é verde e fina embora quando madura apresente coloração amarela-palha, e seus cachos são pequenos e delicados.

Os aromas frutados que podemos sentir na casta são maçã verde, limão, melão, frutas cítricas, abacaxi e manga. Em barris, são perceptíveis os aromas de baunilha, pão torrado com manteiga, açúcar caramelizado, entre outros.

Quando a Chardonnay é cultivada em regiões frias produz vinhos leves e com frescor, e em regiões quentes os vinhos costumam ter estrutura e sabor de frutas tropicais.

O VINHO:

O enófilo que gosta dos brancos de Chardonnay já tem ideia do que vai encontrar toda vez que abre uma garrafa, por mais que seja de um país ou produtor diferente: corpo presente, muita fruta, suculência, acidez moderada, talvez uma pitada de tons tostados (se houver passagem por madeira), um pouco de mel etc.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.