BISTRÔ - DEFINIÇÕES

(3595) O Restauranter:

BISTRÔ - DEFINIÇÕES
Quadro de Jean Béraud denominado 'Au Bistro'
 
Bistrô significa, segundo os dicionários, um bar ou restaurante pequeno e acolhedor, que serve comidas simples. Os bistrôs são muito populares na França, de onde a palavra teria origem. Há, todavia, aqueles que sustentam que, em verdade, a expressão é russa (bystro) e teria surgido em 1815, durante a ocupação soviética em Paris, verbete cujo significado seria um lugar para alimentação rápida. Na sua concepção pura ou inicial, nos bistrôs não há funcionários. O próprio Chef ou  proprietário é que serve os clientes, ouvindo a sua pedida e cozinhando a seu gosto, num clima absolutamente cordial e doméstico.
 
Elegante, acolhedor, simples,  simpático, com variados pratos reunindo ingredientes e receitas brasileiras e de países europeus, deve ser incluído dentre os estabelecimentos que você deve ir de vez em quando e  levar as pessoas que gosta.
 
BISTRÔ - DEFINIÇÕES
O Bistrô é um restaurante ou bar de pequeno porte, de procedência francesa, muito comum neste país. Ele é singelo, mas bem confortável. Nele os clientes podem consumir bebidas alcoólicas, cafés, entre outros drinks, além de pratos modestos a baixo custo. Esta expressão foi criada em 1815, em um contexto ainda controvertido.
 
Algumas histórias afirmam que os militares russos, ao invadir a capital francesa, clamavam “bistrô! bistrô!” ao atacarem os cafés parisienses; isto se deve à presença do termo ‘bystro’, que tem o sentido de ‘rápido, rápido’, no vocabulário da Rússia. Outras lendas dão conta de que os franceses residentes na região norte idealizaram este termo.
 
O mais provável, porém, é que esta palavra definia os donos de pequenos estabelecimentos comerciais de vinho; depois, ela se estendeu à própria loja.  Seja como for, é um recanto que promove, antes de tudo, a interação entre os frequentadores, mais até que o bom atendimento.
 

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.