BEM MAIS SIMPLES BRASIL - ABERTURA E FECHAMENTO DE EMPRESAS

(3574) O Restauranter:

BEM MAIS SIMPLES BRASIL - ABERTURA E FECHAMENTO DE EMPRESAS
Programa promete desburocratizar abertura e fechamento de empresas.
 
"Bem Mais Simples Brasil" deve reduzir o tempo médio de abertura de empresa de 83 para 5dias.

O governo federal lançou nesta quinta-feira o programa "Bem Mais Simples Brasil" que desburocratiza os processos de abertura e fechamento de empresas.
O Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas permite aos donos de negócios fechar as empresas mais rapidamente, sem exigência de certidões negativas para concluir a baixa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Pelas novas regras, em vigor desde o ano passado, qualquer débito ligado ao CNPJ é transferido para o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável pela empresa. Alguns estados oferecem o serviço, que terá abrangência nacional.
O Bem Mais Simples também prevê medidas para abertura de empresas, como a redução da papelada necessária, a unificação de cadastros, o agrupamento de serviços públicos para os empreendedores em um só lugar e o fim de exigências que se tornaram dispensáveis com o uso de novas tecnologias, como a internet.
Com as mudanças, a expectativa é reduzir de 83 para até cinco dias o tempo médio para abertura de uma empresa.
O deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo, afirmou que a desburocratização no processo de fechamento de empresas vai permitir o desenvolvimento do setor.
"A gente sabe - quem já teve empresa - e não consegue fechar. Isso prejudica todo o andamento da sua vida para frente. Então é uma medida boa que vai ajudar o desenvolvimento empresarial no Brasil."
O deputado Luis Carlos Hauly, do PSDB do Paraná, também é favorável ao programa. Ele lembrou que as micro e pequenas empresas empregam grande parte dos trabalhadores e vem sendo beneficiadas por alterações na legislação desde 1996.
"Ela é muito benéfica para o micro e pequeno empresário, para o autônomo e para a economia brasileira. A micro e pequena empresa e os autônomos representam hoje mais de 70% dos empregos novos gerados no Brasil e quase 60% do estoque de empregos."
 
Os empresários interessados em realizar o fechamento de suas empresas podem obter informações pela página www.empresasimples.gov.br.
Reportagem — Karla Alessandra
 

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.