TAMANHO DA TAÇA E COR DO VINHO

(3253) O Restauranter:

TAMANHO DA TAÇA E COR DO VINHO

Tamanho da taça e cor do vinho estimulam consumo maior, diz estudo.
Fatores como tamanho da taça, cor do vinho e até se o utensílio está posicionado sobre uma mesa ou não influenciam diretamente na quantidade consumida, aponta estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, divulgada no periódico Substance Use & Misuse. Uma taça maior, vinho tinto servido na mão pode fazer você consumir duas ou três doses de vinho quando pensa estar consumindo uma única dose Shutterstock.

Fã de um bom vinho? Então saiba que você pode estar bebendo mais do que deveria ou do que precisa para apreciar a bebida. Isso é o que aponta uma pesquisa conduzida pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, divulgada em recente edição do periódico Substance Use & Misuse.
Segundo o estudo, fatores como tamanho da taça, cor do vinho e até se o utensílio está posicionado sobre uma mesa ou não influenciam diretamente na quantidade consumida, fazendo com que, frequentemente, exceda o ideal.
Para comprovar isso, o estudo submeteu 73 participantes, bebedores de ao menos uma taça de vinho por semana, a alguns experimentos.

No primeiro deles, os participantes recebiam uma taça de vinho maior do que o normal e eram convidados a se servirem. Isso mostrou que eles tendiam a entornar no copo um volume de vinho 12% superior ao que fariam numa taça comum.
A explicação para isso está, segundo a pesquisadora Laura Smarandescu, no fato de que tendemos a focar mais no parâmetro vertical da presença de uma bebida em um copo do que no horizontal. "Daí a razão de bebermos menos quando usamos um copo mais estreito", explica ela, na divulgação do estudo.

Outro experimento avaliou a diferença na quantidade de vinho servida quando a bebida era do tipo branco ou tinto. Isso mostrou que os participantes tendiam a servir um volume de vinho branco 9% superior ao volume servido de vinho tinto. Isso sugere, de acordo com o estudo, que o contraste da cor do vinho em relação ao vidro da taça desempenha um papel fundamental na quantidade de líquido servida.

Um terceiro experimento mostrou que os participantes serviam também mais vinho quando seguravam o copo com as mãos do que quando este estava disposto sobre uma mesa.
Todas as diferenças de quantidade provocadas por essas medidas fazem, em média, com que o bebedor consuma duas ou três doses de vinho quando pensa estar consumindo uma única dose.
Para outro pesquisador envolvido no estudo, levar os fatores comprovados pela pesquisa em consideração ajudará quem busca fazer um consumo mais moderado de álcool.

"Se você quer se servir de vinho e beber menos, use apenas taças menores, só entorne o líquido nela se ela estiver sobre uma mesa e não nas suas mãos, e escolha um vinho com cor contrastante com a taça", diz Brian Wansink, diretor do Food and Brand Lab da universidade, na divulgação da pesquisa. "Nesse caso, você estará bebendo até 12% menos do que faria habitualmente."

FONTE: http://noticias.uol.com.br/

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.