PEPININHO DO MATO OU PEPINO DE PACA

(2877) O Restauranter informa:
PEPININHO DO MATO OU PEPINO DE PACA

Nome popular: Pepininho do Mato ou Pepino de Paca
Nome Científico: Apodanthera SSP ou Guarania SSP
Família: Cucurbitaceae
Observações: Trepadeira perene e muito produtiva nativa do Mato Grosso do Sul e lá cultivada por pessoas mais idosas. Os frutos verdes são consumidos como salada e os maduros como fruta, estes tem gosto que lembra a melancia. Foi recentemente introduzida no sitio frutas raras.
Tipo: Nativa, não endêmica do Brasil.
Descrição:  Trepadeira herbácea, monóica-díclina, provida de gavinhas simples emforma de mola, com caule cilíndrico, sulcado, glabro ou levementepubescente. Folhas com pecíolos delicados providos de tricomas, dandouma sensação aveludada ao toque, lâmina foliar levemente membranácea,cordiforme a ovada-cordiforme, penta angulada, às vezes, levementetrilobada, com margem esparsamente denticulada, face adaxial ou superior pilosa e áspera (escabrosa) e abaxial ou inferior mais clara e pubescente,com tricomas velutinos em relação à M. cucumis,diferenças estasmarcantes, sobretudo no tocante aos pecíolos. Flores estaminadasamarelas reunidas em inflorescências racemosas paucifloras e as florespistiladas amarelas, solitárias, axilares, com pedúnculo longo (4-8 cm decomprimento). Ovário fusiforme a oblongo. Frutos fusiformes a ovóide-oblongos, glabros, lisos, 1-2 cm de comprimento e 0,6-1 cm de largura, decoloração verde escuro com pontuações claras quando imaturos epurpúreos a atropurpúreos quando maduros; sementes claras com arilomucilaginoso, ovais, 4-5 mm de comprimento e 2,5-3,5 mm de largura.(KINUPP, 2007, p. 522).
Característica:  Floração / frutificação

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

1 comentários:

Anônimo disse...

Mauricio, sobre esse pepino:
Ele é indiano, e não natural do MS..rs..

http://turistadeavental.blogspot.com.br/2015/06/tindora-ivy-gourd-gherkin.html

 

Copyright @ 2013 Restauranter.