COPA DO MUNDO 2010

(1036) O Restauranter informa:
COPA DO MUNDO 2010

Começou a Copa do Mundo de 2010 – África do Sul. A primeira copa a ser realizada no continente africano traz esperança para um povo que há apenas 16 anos saiu da dura convivência do “apartheid”. A liberdade proporcionada pelo fim desta era não pode e nunca poderá ser entendida por aqueles que não a vivenciaram. Penso em nós brasileiros colonizados e nos idos de colônia, antes de “independência”. As situações eram diferentes, o mundo era diferente. Imaginarmos estar num período contemporâneo onde a declaração dos direitos do homem já existe a mais de meio século e saber que outras pessoas ainda não tinham assegurados esses direitos básicos inerentes a pessoa é sem sombra de dúvida uma aberração da sociedade como um todo. Digo um todo, a sociedade entendida por mundo, a nossa convivência como pessoas da mesma espécie. A dura realidade financeira que assola os países de terceiro mundo é com certeza uma cruz muitas vezes menor que a dor da liberdade não garantida.

Cito uma frase celebre que diz: “O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia" de Millor Fernandes. Mas a realidade mostra que realmente acontece. Os semblantes do povo africano expressam a alegria de receber os futebolistas de todo o mundo.

Espero que os benefícios trazidos com a realização da Copa do Mundo 2010 na África do Sul ajudem o povo a amenizar e diminuir as diferenças impostas pelo regime de ”apartheid“ que por tantos anos foi a eles imposto.

Neste dia 11, terça feira, as 11 etnias da África do Sul foram bem representadas na abertura da Copa. A seleção de atletas do país se mostrou eficiente mesmo com o empate de 1 X 1 com o México. Poderia ter sido melhor e poderia ter vencido, mas o futebol tem essas coisas.


A cena que veio a minha mente foi o Coliseu nos idos do início da era cristã com os imperadores jogando os cristãos aos leões. O barulho causado pela turba dos romanos era infinitamente menor que os barulhos sentidos no dia de hoje.


Protetores auriculares estavam sendo vendidos na porta do estádio para proteger os espectadores do barulho ensurdecedor das vuvuzelas (que pode atingir 114 decibéis), enquanto um helicóptero atinge 98 decibéis. A FIFA autorizou o uso das vuvuzelas por entender que fazem parte da cultura futebolística da África do Sul.
TOQUE A VUVUZELA !!!
   

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

1 comentários:

Anônimo disse...

MAURÍCIO,PARABÉNS PELO TEXTO "COPA DO MUNDO".FEZ REFERÊNCIA A HISTÓRIA,A ECONOMIA,SOBRE O DESTINO HUMANO E SOBRE OS GRANDES PROBLEMAS DO NOSSO TEMPO.E COM SUA SENSIBILIDADE NOS CONVIDA A QUESTIONAR:PARA QUE SERVE MESMO A COPA DO MUNDO?SERIA APENAS UMA COMPETIÇÃO? ENCONTRO DE CULTURAS?OU APENAS UMA APROXIMAÇÃO RACIAL? GRANDE ABRAÇO, CONTINUE ESCREVENDO...EDNA

 

Copyright @ 2013 Restauranter.