10 MAIORES DESCOBERTAS DE 2009 - ESPÉCIES

(996) O Restauranter informa:

10 MAIORES DESCOBERTAS DE 2009 - ESPÉCIES
Esponja carnívora e cogumelo fálico estão em lista com dez descobertas de 2009

O Instituto Internacional para Exploração das Espécies (IISE, na sigla em inglês) da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, anunciou sua lista com as 10 maiores descobertas de 2009.

Entre as espécies contempladas, está o peixe-sapo psicodélico, uma esponja carnívora e um verme que lança bombas de luz no fundo do mar.

A lista é compilada todos os anos e participantes podem sugerir inclusões através do site do IISE, onde um comitê internacional de especialistas em taxonomia selecionam dez das milhares de novas espécies descritas todos os anos.

Funcionários do IISE também são convidados a enviar sugestões. Entre os critérios está a importância da descoberta para a ciência.

A planta carnívora Nepernthes attenboroughii é uma das maiores conhecidas, com uma 'armadilha' do tamanho de uma bola de futebol americano. Ambientalistas temem que ela esteja em risco de extinção. (FOTO ACIMA)


O verme 'bombardeiro' Swima bombiviridis vive no fundo do mar e lança 'bombas' que, durante segundos, iluminam o ambiente. A característica é vista como um mecanismo de defesa.(FOTO ACIMA)


O inhame 'bizarro' Dioscorea orangeana é uma nova espécie comestível encontrada em Madagascar, mas os cientistas temem que esteja em risco de extinção, já que é amplamente consumido e cresce em um habitat desprotegido.(FOTO ACIMA)


A descoberta da lesma comedora de insetos Aiteng ater resultou na criação de uma nova família de lesmas, a Aitengidae.(FOTO ACIMA)


O peixe-sapo Histiophryne psychedelica descoberto na Indonésia chama a atenção por seu desenho 'psicodélico' e por ser o único entre os peixe-sapos a ter o rosto plano.(FOTO ACIMA)


A aranha Nephila komaci é a primeira espécie de Nephila a ser descrita desde 1879 e a maior já encontrada. A fêmea é mais de quatro vezes maior do que o macho.(FOTO ACIMA)


O cogumelo 'fálico' Phallus drewesii, de duas polegadas, foi batizado em homenagem ao cientista Robert Drewes, da Universidade da Califórnia, que passou mais de 30 anos pesquisando novas espécies na África.(FOTO ACIMA)
.

Os machos do peixe-drácula Danionella Dracula tem dentes 'caninos' para lutar contra outros machos. Este é o primeiro registro de dentes como este encontrado na Cyprinidae, a maior família de peixes de água doce.(FOTO ACIMA)

.
O peixe elétrico Gymnotus omarorum já era explorado e usado há décadas como 'modelo de espécie para se entender a fisiologia de um órgão elétrico e a eletro-comunicação', mas era conhecido, erroneamente, por outro nome. Ele mostra o quão pouco sabemos sobre a biodiversidade.(FOTO ACIMA)


O cientista que nomeou a esponja 'assassina' Meliiderma turbiformis afirma que há grande variedade de esponjas carnívoras no fundo do oceano, especialmente no Pacífico, onde a maioria das espécies ainda não foi descrita.(FOTO ACIMA)

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.