INDICAÇÃO DE VINHO - MIOLO LOTE 43 D.O.V.V.

(4.573) O Restauranter: 

INDICAÇÃO DE VINHO - MIOLO LOTE 43 D.O.V.V. 

O Miolo Lote 43 é a homenagem ao italiano Giuseppe Miolo, patriarca da família, que chegou ao sul do Brasil no ano de 1897, na região em que hoje está localizado o belo Vale dos Vinhedos. O vinho carrega o nome da terra comprada pelo imigrante no ano da sua chegada. Em 2008, estas terras ficaram dentro da demarcação com Denominação de Origem da primeira região vitivinícola do Brasil. O Miolo Lote 43 é produzido com uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, reunidas em um corte harmônico selecionado pelo enólogo da família, Adriano Miolo. 

VINHA:

Região - Denominação de Origem Vale dos Vinhedos - RS
Solo  - Argiloso a argiloarenoso de topografia de montanha
Clima - Temperado, quente e úmido
Variedades - Merlot e Cabernet Sauvignon
Colheita - Manual e seletiva

VINIFICAÇÃO:

Seleção dos cachos em mesa selecionadora; Desengace total dos cachos, sem esmagamento; Enchimento do tanque de aço inoxidável por gravidade; Aumento da relação sólido/líquido para maior aporte polifenólico; Maceração pré-fermentativa a frio por 4 dias; Fermentação alcoólica e maceração a temperatura controlada de 25 a 30°C, com apropriada gestão da extração polifenólica através de remontagens abertas, fechadas, pigeages e delestages; Maceração pós-fermentativa de 10 a 15 dias, em média, para maior extração tânica; Descube por gravidade e adição do vinho prensa ao vinho flor; Fermentação malolática espontânea e completa; Amadurecimento em barricas de carvalho francês e americano por 12 meses. Após engarrafamento o vinho foi conservado nas caves da Vinícola Miolo até o momento de ser comercializado. 

ANÁLISE SENSORIAL:

Visão - Cor rubi muito intensa e profunda. 
Olfato - Elevada intensidade aromática, ameixa, tabaco, trufas, cacau, cravinho e subtis e elegantes aromas terciários.
Gosto - Elevada estrutura e bom volume de boca. Taninos redondos que aliados à adequada acidez, fruto da excelente maturação, conferem ao seu desfrute um singular frescor e impar equilíbrio.
Paladar - Elevada intensidade aromática, ameixa, tabaco, trufas, cacau, cravinho e subtis e elegantes aromas terciários. Elevada estrutura e bom volume de boca. Taninos redondos que aliados à adequada acidez, fruto da excelente maturação, conferem ao seu desfrute um singular frescor e impar equilíbrio.

FICHA TÉCNICA 

Teor Alcoólico: 14% vol
Temperatura Ideal: 16ºC a 18ºC
Região: Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, RS
Produtor: Miolo Wine Group
Uvas: Merlot e Cabernet Sauvignon

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.