SYNSEPALUM DULCIFICUM - FRUTA MILAGROSA

(2804) O Restauranter informa:

SYNSEPALUM DULCIFICUM - FRUTA MILAGROSA

A fruta milagrosa é formalmente conhecida como Synsepalum dulcificum. É um frutinho vermelho nativo do oeste da África. A fruta foi descrita pela primeira vez em 1725, quando o explorador francês Chevalier des Marchais observou que os moradores das aldeias no oeste africano consumiam o fruto antes da refeição de vinho de palma azedo [fonte: Slater]. Foi levada para os Estados Unidos na década de 60 por um botânico do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Em 1968, cientistas isolaram a proteína ativa responsável pelo sabor adocicado dos alimentos. Por conta de sua forma milagrosa de torná-los tão saborosos, a proteína foi batizada de miraculina. Quando a fruta milagrosa é consumida, a miraculina entra em contato com os botões gustativos da língua. Uma pessoa possui receptores nos botões gustativos que identificam os sabores doce, azedo, amargo e salgado. Normalmente, se você chupar um limão, seus receptores do azedo começam a trabalhar (você pode obter mais informações sobre o que acontece em Como funciona o paladar), entretanto, sob a influência da miraculina, os receptores do doce começam e enviar um sinal e suprimem os sabores azedos. A miraculina reprograma os receptores do doce para identificar temporariamente os ácidos como açúcares.
 
O fruto em si não tem um sabor tão agradável - ele foi comparado a uma amora menos saborosa [fonte: Farrell e Bracken (em inglês)]. Parte do fruto é uma semente amarga, mas a pequena polpa tem uma potência enorme. Para ter total efeito, a polpa precisa ficar na boca por um minuto e se espalhar por toda a língua.
Então, por aproximadamente uma hora, a miraculina faz os alimentos azedos parecerem doces. As comidas doces terão praticamente o mesmo gosto, às vezes, mais doces, e outros sabores não serão afetados. Como a miraculina é uma proteína, o calor destrói seu efeito, por isso, o fruto não pode ser cozido, da mesma forma que o sabor dos alimentos quentes não muda. Finalmente, a saliva elimina a miraculina, e a língua volta ao normal.
Será que sua língua está acostumada com a idéia de um adoçante natural e sem açúcar? Leia a próxima página para conhecer as aplicações que essa proteína milagrosa pode ter e por que talvez você nunca tenha ouvido falar dela.

 

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.