(5.908) O Restauranter:
ADMINISTRANDO – ENTREVISTAS DE EMPREGO
Na administração diversas vezes somos colocados em ações simultâneas de entrevistar e ser entrevistado, e o mais interessante é que as perguntas e respostas são exatamente as mesmas. O modo que as respostas são avaliadas tanto numa quanto na outra, que é o diferencial, sendo assim, saber conduzir essa conversação com profissionalismo e sinceridade poderá incluir ou não a outra parte na ação, e com certeza é um dos maiores desafios para ambas às partes, afinal a intenção é maximizar as qualidades e minimizar a os gargalos pessoais, profissionais e emocionais.
ENTREVISTADOR X ENTREVISTADO
Perguntas de um lado e respostas do outro, a entrevista tem todo o processo da conversação. Para ambas as partes há necessidade de ser claro, direto e sincero, destacando competências do cargo, mostrando conhecimento, desafios, gargalos e oportunidades. O entrevistado deve demonstrar entusiasmo genuíno, evidenciar habilidades e experiências e como entrevistador a exposição excessiva também é um fator negativo, valendo a dica para ambos os lados.
Nas respostas demonstre respeito por elas, pense na resposta com reflexão, clareza e objetividade, iniciando com uma colocação positiva, sendo sincero em falar sobre suas motivações, valores, objetivos e habilidades. Se perguntado sobre ponto fraco, mencione algo que não seja diretamente ligado a vaga, mas seja real, e exemplifique atitudes para melhorar, como cursos por exemplo. Não esqueça que a primeira impressão é a mais importante, sendo assim mostre ambição e interesse em crescer dentro da empresa, sempre alinhado com o cargo e os objetivos da organização.
Se finalmente for questionado pelo motivo que está pleiteando a vaga, seja sincero, o importante é não falar mal sobre as outras empresas e evidenciar o seu potencial e motivação. Se quiser informações faça perguntas de cunho profissional que sejam inteligentes e diretamente ligadas a vaga e a empresa, como exemplo, maiores desafios da função e como é a cultura de trabalho.
O entrevistado também está avaliando, sendo assim o entrevistador deve estar preparado, usar linguagem equivalente, ter uma postura profissional, criar um ambiente de confiança e privacidade, manter uma postura ética e fazer perguntas relevantes ao cargo ofertado, conhecer o currículo do candidato são alguns detalhes que não passam despercebidos de um interlocutor atento.
Algumas perguntas de praxe são:
O que você mais gosta de fazer em seu tempo livre?
Quais são seus planos profissionais para os próximos 10 anos?
Quais foram seus três maiores sucessos profissionais?
Qual o motivo da sua saída do emprego anterior?
Se eu conversasse com o seu ex-diretor, quais pontos positivos e negativos ele destacaria sobre você?
Por que você quer trabalhar aqui?
Quais são seus três pontos mais fortes?
Quais são seus três pontos mais fracos?
Que valor você pode trazer para a empresa?
Por que devo escolher você?
Concluindo, a entrevista é uma oportunidade de avaliação para os envolvidos e o maior desafio de ambos é conquistar a outra parte, sendo assim seja sincero, direto e profissional.
0 comentários:
Postar um comentário