(5.699) O Restauranter:
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO - MODALIDADES: TRATAMENTO OU ATENDIMENTO
O Modo de atender os clientes pode ser dividido em dois tipos distintos, o do tipo Tratamento e do Tipo Atendimento. No tipo tratamento o foco é o conforto e o bem estar do cliente, ofertando um tratamento gentil e cordial que toda pessoa espera, com receptividade no cumprimento e um sorriso gentil, enquanto no tipo Atendimento a preocupação é a solução efetiva das necessidades dos clientes, seja em produtos ou em qualidade de serviço.
Em ambas as modalidades o importante para o cliente será a experiência experimentada e o contato com a empresa, completando um ciclo, desde a recepção no atendimento inicial até o pós venda, onde todas as etapas irão para um critério de avaliação pessoal de cada cliente.
Existem termos que definem o grau de julgamento, quando há insatisfação nomeamos como um momento trágico enquanto o oposto quando o cliente fica satisfeito chamamos de momento encantado.
O momento atual de um mercado globalizado obriga atitude perante um constante desafio as empresas em atendimento ao cliente, seja na qualidade de serviço ou produto, que determinará o crescimento delas na próxima década. Esse novo medo de olhar para os clientes, deve focar nos interesses e também necessidades do cliente, não somente da empresa, o que consequentemente acarretará numa maior fidelização e aumento do volume de negócios.
“Um fator importantíssimo na qualidade do atendimento ao cliente é saber ouvi-lo. Estatísticas demonstram que cerca de 80% das inovações tecnológicas foram implantadas a partir de opiniões colhidas de clientes. Na empresa privada brasileira os sistemas de atendimento ao cliente operam através de SAC, como são conhecidos os serviços de atendimento ao cliente.” (João Abdalla Consultor - Sebrae-SP)
Finalmente, reter o cliente, fidelizar, ser efetivo no atendimento, além de proporcionar a manutenção do cliente. A manutenção e fidelização dos clientes representa uma significativa parcela de negociação com novos clientes, o que fortalece a imagem institucional e fortalece o binômio de relacionamento cliente x empresa.
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