(5.490) O Restauranter:
A ÁRVORE BARU
A oleaginosa tem propriedades antioxidantes, é rica em vitamina E, zinco, ferro, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ácidos graxos. Além de ajudar a diminuir o colesterol e a combater doenças cardiovasculares, estudos mostram que o baru também ajuda a diminuir os riscos de Alzheimer, diabetes, obesidade e câncer.
A castanha de baru pode ser consumida com casca, como petisco ou usada em receitas como bolos, pães, biscoitos, molhos, saladas ou farinhas. Além disso, o óleo da castanha de baru também é usado para fins culinários ou medicinais
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:
Os principais benefícios da castanha de baru para a saúde são:
1. Diminui o colesterol "ruim".
2. Ajuda a emagrecer.
3. Evita a anemia.
4. Previne o envelhecimento precoce.
5. Pode melhorar a libido.
6. Favorece o ganho de massa muscular.
7. Aumenta a imunidade.
8. Fortalece os cabelos.
9. Evita a diabetes.
10. Melhora o humor e o sono.
A árvore Baru é nativa do Cerrado brasileiro e apresenta fruto rico em vitaminas sendo muito utilizado para fins medicinais, cosmético, culinária brasileira e para atrair a fauna. Além disso a árvore Baru, fornece ótima madeira que pode ser utilizada na movelaria, construção civil e moveleira. Esta árvore também produz uma única semente comestível, a castanha de baru que é muito nutritiva.
O tronco da árvore Baru apresenta casca suberosa ou escamosa com espessura total até 15mm; a externa áspera e levemente fissurada; a interna esbranquiçada. Alburno branco-amarelado, cerne castanho-amarelado de aspecto fibroso atenuado; cheiro e gosto imperceptíveis.
As espécies de árvores nativas como a ÁRVORE BARU são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.
Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.
No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.
0 comentários:
Postar um comentário