UMAMI - QUINTO SABOR BÁSICO

(5.431) O Restauranter:

UMAMI - QUINTO SABOR BÁSICO

Umami pode ser definido como: “um sabor profundo, rico e untuoso para os alimentos que nos deixa saciados e satisfeitos enquanto comemos”.
Umami é uma palavra japonesa que significa "saboroso" e é considerado como sendo o quinto sabor. O sabor umami está presente em alimentos ricos em aminoácidos, principalmente aqueles que contém glutamato e nucleotídeos, como carnes, frutos do mar, queijo, tomate e cebola.

O umami é o quinto sabor básico do paladar humano, juntamente com o doce, salgado, azedo e amargo. A palavra umami significa "sabor delicioso e saboroso" em japonês. O umami é frequentemente descrito como um sabor carnudo e saboroso que aprofunda o sabor.

O umami realça o sabor das comidas, mantém este sabor por mais tempo na boca e estimula a produção de saliva, o que aumenta a interação dos alimentos com as papilas gustativas e promove a sensação de prazer ao comer. O sabor umami é sentido após a percepção dos sabores doce e ácido.

O umami está presente em alimentos com substâncias chamadas de aminoácidos, principalmente o glutamato. O umami foi descoberto em 1908 pelo professor japonês Kikunae Ikeda, da Faculdade Imperial de Tóquio, mas só foi reconhecido cientificamente nos anos 2000.

ALIMENTOS COM SABOR UMAMI

Os alimentos que têm sabor umami são aqueles ricos em aminoácidos e nucleotídeos, especialmente os que têm as substâncias glutamato, inosinato e guanilato, como por exemplo:

Alimentos ricos em proteína: carne, frango, ovos e frutos do mar;

Vegetais: cenoura, ervilha, milho, tomate maduro, tomate seco, batata, cebola, nozes, aspargo, repolho, espinafre, alho e soja;

Queijos fortes, como parmesão, cheddar e emental;

Produtos industrializados: molho shoyu, sopas prontas, comida pronta congelada, tempero em cubos, macarrão instantâneo, fast food.

Para aprender a sentir mais o gosto umami, deve-se estar atento, por exemplo, ao final do sabor de um tomate bem maduro. Inicialmente aparece gosto ácido e amargo do tomate, e em seguida vem o sabor umami. O mesmo procedimento pode ser feito com o queijo parmesão.
  • O umami pode ser encontrado em alimentos como:
  • Carne com molho de cogumelos
  • Cogumelos, como o shitake, com vegetais, como cenoura, em caldo ou sopa
  • Moqueca, que é um prato cheio de elementos ricos em umami, como a banana-da-terra e o camarão
Para adicionar umami à sua cozinha, pode:
  • Usar ingredientes ricos em umami
  • Usar alimentos fermentados
  • Usar carnes curadas
  • Usar queijos envelhecidos
  • Usar temperos ricos em umami
  • Usar umami puro, também conhecido como MSG
INFORME: O glutamato monossódico (MSG) é o sal sódico do ácido glutâmico, um aminoácido não essencial que é naturalmente produzido pelo corpo humano e pode ser encontrado em alimentos como tomate, cogumelos, alguns queijos e carnes. O MSG é muito utilizado na indústria alimentícia, principalmente na Ásia, como realçador de sabor.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.