(5.429) O Restauranter:
INSEPARABILIDADE DO SERVIÇO
Um serviço também precisa ser entendido por suas características: inseparabilidade,variabilidade, intangibilidade e perecibilidade. Essa característica aponta para a seguinte questão: todo serviço tem um momento em que sua produção e consumo são simultâneos, inseparáveis.
Numa maneira geral os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente, em razão desse fato, a pessoa encarregada de prestar o serviço também é parte dele. Em geral o cliente está presente quando o serviço está sendo produzido, essa interação entre prestador de serviço e cliente é uma característica de produção e consumo, onde tanto o prestador de serviço quanto o cliente, nessa interação, alteram e afetam o resultado.
Inseparabilidade do prestador de serviço: a pessoa encarregada de prestar o serviço é parte dele. Por exemplo: quando vamos a um restaurante que tem música ao vivo, mas o cantor faz parte do serviço, mesmo que procuramos por comida (produto), assim como o garçom e o manobrista.
Inseparabilidade do consumidor: o cliente que acompanha ou participa do serviço afeta o resultado. Por exemplo: para que haja o preparo do prato, é necessária a manifestação do consumidor, sendo que pode ocorrer de o cliente ter feito o pedido baseando-se no cardápio, mas, depois ter visto outro prato sendo servido em outra mesa, isso pode afetar sua satisfação.
Qualidade variável: é muito difícil manter um alto grau de padronização permanente nos serviços. Diversas variáveis podem interferir no resultado de um serviço, como a mudança de humor do prestador de serviço, mudanças climáticas, fornecedores, etc. Por exemplo: durante um voo, devido a questões meteorológicas, não é feito o serviço de bordo, e os passageiros saem do voo com fome e sede.
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