INSEPARABILIDADE DO SERVIÇO

(5.429) O Restauranter:

INSEPARABILIDADE DO SERVIÇO

Um serviço também precisa ser entendido por suas características: inseparabilidade,variabilidade, intangibilidade e perecibilidade. Essa característica aponta para a seguinte questão: todo serviço tem um momento em que sua produção e consumo são simultâneos, inseparáveis.

Numa maneira geral os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente, em razão desse fato, a pessoa encarregada de prestar o serviço também é parte dele. Em geral o cliente está presente quando o serviço está sendo produzido, essa interação entre prestador de serviço e cliente é uma característica de produção e consumo, onde tanto o prestador de serviço quanto o cliente, nessa interação, alteram e afetam o resultado.

Inseparabilidade do prestador de serviço: a pessoa encarregada de prestar o serviço é parte dele. Por exemplo: quando vamos a um restaurante que tem música ao vivo, mas o cantor faz parte do serviço, mesmo que procuramos por comida (produto), assim como o garçom e o manobrista.

Inseparabilidade do consumidor: o cliente que acompanha ou participa do serviço afeta o resultado. Por exemplo: para que haja o preparo do prato, é necessária a manifestação do consumidor, sendo que pode ocorrer de o cliente ter feito o pedido baseando-se no cardápio, mas, depois ter visto outro prato sendo servido em outra mesa, isso pode afetar sua satisfação.

Qualidade variável: é muito difícil manter um alto grau de padronização permanente nos serviços. Diversas variáveis podem interferir no resultado de um serviço, como a mudança de humor do prestador de serviço, mudanças climáticas, fornecedores, etc. Por exemplo: durante um voo, devido a questões meteorológicas, não é feito o serviço de bordo, e os passageiros saem do voo com fome e sede.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.