TENDÊNCIAS DE MERCADO DE BARES E RESTAURANTES

(5.310) O Restauranter:

TENDÊNCIAS DE MERCADO DE BARES E RESTAURANTES
 
O segmento de alimentos e bebidas no mercado de bares e restaurantes tem passado por transformações e a necessidade de fórmulas criativas nunca esteve tão alta, visando atender de forma cada vez mais efetiva o consumidor cada vez mais conectado e exigente. A tecnologia está em alta e o mercado absorve cada atualização com muita voracidade, e as formas de pagamento como aproximação e PIX, foram rapidamente integrados no dia a dia de clientes e empresas, o que indica que usar a tecnologia é a fórmula para alavancar o setor.

AS MAIORES TENDÊNCIAS DE MERCADO SÃO:
Delivery;
Compre on line, retire pessoalmente;
Cardápio Digital QR CODE;
Canais de atendimento;
Canais de pagamento estão na ordem de crédito, PIX, dinheiro e débito;

A realidade é que se faz necessária uma constante vigilância no que o consumidor busca e também no que os concorrentes estão oferecendo. Os cardápios QR CODE reduzem custos de impressão, ofertam uma atualização rápida e fácil, tem uma comunicação mais ampla e diversificada e interativa, além de permitir acessos a vídeos e sons.
Em pesquisas realizadas recentemente apontam que os QR Codes são usados por aproximadamente 2/3 dos consumidores para fazer ou receber pagamentos via PIX.

HÁBITOS DE CONSUMO:
Preocupação com a sustentabilidade;
Busca por comida saudável;
Consumo de alimentos plant-based (à base de vegetais);
Busca pela alimentação funcional;
Atração pelo “Eatertainment”;
Preferência por praticidade;
Caçadores de vantagens;

A busca por alimentação saudável é prioridade para metade da população entrevistada e a definição do público-alvo do negócio exigirá adequações para responder a essas demandas e fazer os ajustes necessários. Em pesquisa recente o veganismo está super popular e que 46% dos brasileiros deixam de comer carne um dia da semana. Ainda sobre esse relatório, um em cada três brasileiros busca por opções veganas nos cardápios de alimentos. Outra tendencia foca em ofertar lugares onde se possa consumir e se divertir, com serviços disponíveis de conectividade. E finalizando os programas de bonificações com fidelizações e descontos ou cupons são buscados e são uma vantagem para o cliente.

Por fim, para crescer no setor de bares e restaurantes, é preciso ficar ligado nas tendências e nos hábitos dos consumidores. Isso exige investimento constante em melhorias e, principalmente, em tecnologias capazes de dar conveniência e praticidade aos clientes. Tudo deve funcionar perfeitamente para não frustrar as expectativas.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

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