(5.146) O Restauranter:
FERMENTADO DE UVA DESALCOOLIZADO (VINHO SEM ÁLCOOL)
As principais diferenças entre vinho, suco e fermentado de uva desalcoolizado são que o vinho é um fermentado de uva, o suco não é fermentado e o fermentado de uva desalcoolizado ("vinho sem álcool”) seria um subproduto do vinho do qual foi extraído o álcool.
Na legislação brasileira a classificação de vinho de acordo com a regulamentação define que para se considerar ou rotular a bebida como vinho é necessário um mínimo de 7% de teor alcoólico. Sendo assim, o correto tecnicamente falando, é FERMENTADO DE UVA DESALCOOLIZADO, desde a complementação da Lei 7.678 de novembro de 1988 pela instrução normativa n° 14, de 2018, não podendo ser chamado de vinho sem álcool ou vinho desalcoolizado. Na legislação, vinho é a bebida obtida a partir da fermentação alcoólica de mosto simples de uva sã, fresca e madura. Então o vinho sem álcool seria uma bebida fermentada desalcoolizada, em que houve fermentação alcoólica, mas o álcool foi retirado do produto final.
A preparação tanto do vinho tradicional quanto da bebida fermentada de uva desalcoolizada são produzidos da mesma maneira, sendo que no segundo o álcool é retirado da bebida antes do envasamento. Existem várias formas de eliminar o álcool: destilação a vácuo, osmose reversa, cones giratórios e fervura. Depois da realização do processo de eliminação, quando a bebida atinge teor alcoólico inferior a 0,5% já pode ser considerado como um Fermentado de uva desalcoolizado. O processo utilizado para transformação de vinho em fermentado evoluiu muito e as características do vinho são mantidas, sendo retirado apenas o álcool, trazendo uma proximidade com o produto inicial bem grande.
0 comentários:
Postar um comentário