SOMMELIER - O QUE É?

(4.997) O Restauranter:

SOMMELIER - O QUE É?

A palavra Sommelier tem origem francesa e antigamente destinava-se ao trabalhador que era responsável por transportar as pipas de vinhos para os grandes castelos e palácios na Idade Média.Trata-se do especialista em vinhos que, num restaurante, hotel ou outro tipo de estabelecimento, recomenda aos comensais que bebida escolher em função do prato em questão.

Aquilo que faz o sommelier, por conseguinte, é dedicar-se ao estudo dos vinhos para estar em condições de realizar sugestões aos consumidores. Pode-se dizer que este especialista põe-se no lugar do cliente e escolhe o melhor vinho conforme a ocasião. Teoricamente, o sommelier deve ser objectivo e recomendar o vinho de acordo com os seus conhecimentos, sem importar a cave ou o produtor.

Apesar de ser uma nomenclatura extremamente comum no universo do vinho, a profissão não se limita somente à bebida de Baco (deus protetor das vinhas e do vinho): o sommelier é responsável pelos líquidos em estabelecimentos como restaurantes, bares, uma loja ou até mesmo uma importadora.

DIFERENÇA ENTRE SOMMELIER E ENÓLOGO.

O sommelier se orienta para a casta do vinho para comprovar as suas características e depois fazer recomendações, o enólogo é o técnico que se encarrega da direcção do processo produtivo. O enólogo, por conseguinte, é quem faz a supervisão da produção, a armazenagem, o engarrafamento e a distribuição do vinho.

CURIOSIDADES:
O curioso é que eles também tinham a função de provar o conteúdo da bebida para ter certeza que de não havia veneno!

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.