LIMA CAVIAR / CAVIAR VEGETAL

(4.821) O Restauranter:

LIMA CAVIAR / CAVIAR VEGETAL

Muda Exótica, o Caviar Vegetal (Citrus australasica), conhecido também como Lima Caviar, Limãozinho Caviar ou Lima-dedo, é uma fruta cítrica raríssima, nativa da Austrália, que pertence à família Rutaceae. O Caviar Vegetal é um arbusto ou uma árvore, espinhoso, que pode alcançar até sete metros de altura.

A lima caviar tem uma casca grossa e rústica, mas por dentro sua poupa é suculenta, colorida, translúcida e com esse formato de ovo de esturjão (caviar). O nome científico da planta é Citrus Australasica e o fruto é chamado de caviar lime (lima caviar), lime caviar, finger lime (lima dedo), citrus caviar (caviar cítrico) e também de citron caviar.


Assim como a romã, ela “explode” quando você abre porque os gomos ficam muito apertadinhos dentro da casca. Na boca, basta uma leve mordida para os gomos estourarem e liberarem o suco da fruta. Nunca experimentei a tal da lima caviar, mas dizem que é muito cítrica, um pouco doce e tem uma fragrância bastante floral. Além de consumida pura in natura e como suco, é utilizada para fazer doces, preparar drinks, compor pratos salgados e, como já contei no início do texto, é ingrediente de perfumes de luxo.


Uma super novidade da Mãe Natureza... Uma planta com frutos cítricos com formato de fruto e polpa totalmente diferenciados... A Citrus australasica.

Como se não bastasse a incrível e exótica variedade de espécies que a Austrália oferece, ainda há essa raríssima espécie cítrica! Seus frutos, que se assemelham a um grande polegar em formato e tamanho, apresentam um interior lotado de pequenos gomos redondos, com impressionante aparência de caviar e delicioso sabor cítrico! Por estes motivos a Lima-dedo vem se popularizando na gastronomia, principalmente na culinária australiana, onde é utilizada como 'Bushfood' (ingredientes nativos australianos que substituem ingredientes originais).


Além disso, o interior pode ser de várias cores, que incluem laranja, amarelo, verde, vermelho, roxo e preto. Acredita-se que há aproximadamente 75 espécies diferentes. O quilo da Lima-caviar chega a custar mais de 120 euros!

É um arbusto ou pequena árvore, espinhoso, de florestas subtropicais de baixa altitude da costa oriental australiana. Alcança de 2 a 7 metros de altura e possui folhas e flores pequenas. Os colonos australianos acreditam que a planta fora cultivada pelos povos indígenas, nativos da costa oriental australiana.


Deliciosa combinação de sabores, harmonia da lima caviar com ostras frescas do Atlântico.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.