SOBRE VINHOS - ESTRUTURA OU CORPO DO VINHO

(4.749) O Restauranter:

SOBRE VINHOS - ESTRUTURA OU CORPO DO VINHO

Corpo do vinho é a sensação tátil causada pela bebida, pela fluidez (textura) do líquido e pela persistência do sabor, características marcantes no contato com a boca (paladar). O corpo ou estrutura é a concentração de compostos tânicos, concentração de açúcares, nível de acidez e teor de álcool que contribuem para a estrutura do vinho. 


As diferenças nuances de corpo do vinho: 


Ralo ou aguado – Vinho de mínima densidade, próximo à sensação de beber um refresco. 

Leve ou Ligeiro – Vinho com intensos aromas de frutas vermelhas, pouco tanino, pouca acidez, baixo teor alcoólico e sem persistência final em boca. Costuma ser um vinho jovem e fresco. A maior incidência está no grupo dos vinhos brancos com as castas Riesling e Prosecco. 

De médio corpo (ou de bom corpo) – Vinho com corpo nítido, de boa densidade, mas sem ser encorpado. Uma grande parte dos vinhos produzidos se encaixa nesta faixa, inclusive os mais versáteis em termos de harmonização com a gastronomia. Nesse grupo estão situados vinhos com teor alcoólico entre 12,5% e 13,5%. 

Encorpado – Vinho nitidamente denso, com mais viscosidade, concentrado, costuma apresentar uma densidade muito maior, sabor mais intenso e a presença de taninos mais evidenciada. Em alguns rótulos a densidade chega a ser percebida a olho nu, muito embora essas características não sejam uma regra. Os taninos também estão presentes na madeira; por isso, os vinhos com maturação em barril geralmente são encorpados. Apresentam teor alcoólico acima de 14% o que produz uma sensação maior de calor e densidade no paladar. 

Pesado – vinho com corpo intenso, marcante e denso, potente apresentam sabores mais fortes e um gosto residual muito maior, fazendo com que a permanência seja maior no paladar (as papilas gustativas permitem distinguir sabores doces, salgados, amargos, azedos e umami). 


Certas variedades de uvas que podem gerar vinhos mais encorpados como: Tannat, Cabernet Sauvignon, Malbec, Nebbiolo, etc 

Quando se diz que um vinho é seco, quer dizer que ele possui baixo teor de açúcar residual, enquanto que um vinho suave terá um alto teor de açúcar residual. Além disso, quanto maior for o teor de açúcar, maior será a sensação de densidade do vinho na boca, isto é, ele terá mais corpo.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.