(4.749) O Restauranter:
SOBRE VINHOS - ESTRUTURA OU CORPO DO VINHO
Corpo do vinho é a sensação tátil causada pela bebida, pela fluidez (textura) do líquido e pela persistência do sabor, características marcantes no contato com a boca (paladar). O corpo ou estrutura é a concentração de compostos tânicos, concentração de açúcares, nível de acidez e teor de álcool que contribuem para a estrutura do vinho.
As diferenças nuances de corpo do vinho:
Ralo ou aguado – Vinho de mínima densidade, próximo à sensação de beber um refresco.
Leve ou Ligeiro – Vinho com intensos aromas de frutas vermelhas, pouco tanino, pouca acidez, baixo teor alcoólico e sem persistência final em boca. Costuma ser um vinho jovem e fresco. A maior incidência está no grupo dos vinhos brancos com as castas Riesling e Prosecco.
De médio corpo (ou de bom corpo) – Vinho com corpo nítido, de boa densidade, mas sem ser encorpado. Uma grande parte dos vinhos produzidos se encaixa nesta faixa, inclusive os mais versáteis em termos de harmonização com a gastronomia. Nesse grupo estão situados vinhos com teor alcoólico entre 12,5% e 13,5%.
Encorpado – Vinho nitidamente denso, com mais viscosidade, concentrado, costuma apresentar uma densidade muito maior, sabor mais intenso e a presença de taninos mais evidenciada. Em alguns rótulos a densidade chega a ser percebida a olho nu, muito embora essas características não sejam uma regra. Os taninos também estão presentes na madeira; por isso, os vinhos com maturação em barril geralmente são encorpados. Apresentam teor alcoólico acima de 14% o que produz uma sensação maior de calor e densidade no paladar.
Pesado – vinho com corpo intenso, marcante e denso, potente apresentam sabores mais fortes e um gosto residual muito maior, fazendo com que a permanência seja maior no paladar (as papilas gustativas permitem distinguir sabores doces, salgados, amargos, azedos e umami).
Certas variedades de uvas que podem gerar vinhos mais encorpados como: Tannat, Cabernet Sauvignon, Malbec, Nebbiolo, etc
Quando se diz que um vinho é seco, quer dizer que ele possui baixo teor de açúcar residual, enquanto que um vinho suave terá um alto teor de açúcar residual. Além disso, quanto maior for o teor de açúcar, maior será a sensação de densidade do vinho na boca, isto é, ele terá mais corpo.
0 comentários:
Postar um comentário