SOCOL - EMBUTIDO DE ORIGEM ITALIANA PRODUZIDO NO BRASIL

(4.688) O Restauranter:

SOCOL - EMBUTIDO DE ORIGEM ITALIANA PRODUZIDO NO BRASIL
Foto: Gabriel Lordêllo/Mosaico Imagem

O Socol é um embutido de carne suína feito do lombo do porco e é uma receita de origem italiana, que se mantém viva pelas famílias de Venda Nova do Imigrante. O processo de produção do socol consiste em temperar a carne, curar e armazenar de forma artesanal por meses da mesma forma que os antepassados italianos faziam. Seu tempero varia pouco, é basicamente envolto em sal e pimenta do reino, mas pode levar também alho ou canela, dependendo do produtor. Para provocar o fungo que ajuda a transformar o lombo em socol é essencial que haja um clima ameno, de baixas temperaturas e alto índice de umidade.

Alimento que faz parte da charcutaria é exatamente isso consiste na arte de preparar a carne produzindo alimentos defumados, curados e, inclusive, embutidos.

Indicação Geográfica

A Indicação Geográfica é utilizada para conhecer a procedência de serviços ou produtos, quando as características do que é comercializado remetem ao local de origem ou no momento que a área tornou-se mais conhecida. A solicitação da indicação foi feita em 2014 Associação Dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (ASSOCOL) e aprovada nesta semana. O Socol de Venda Nova do Imigrante, iguaria de origem italiana, teve recebeu o certificado de Indicação Geográfica (IG), que é um reconhecimento de que o produto é único no mercado.

Lombo leva cerca de seis meses para curar e se transformar no socol. — Foto: Valdinei Guimarães/G1 ES

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.