EMISSÃO DIPLOMA DE BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - ANHANGUERA

(4.596) O Restauranter:

EMISSÃO DIPLOMA DE BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - ANHANGUERA
Nesta terça-feira, dia 18/08/2020 apresentei cópias dos documentos necessários para a emissão do meu Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis. Aos 55 anos concluo minha segunda graduação pela Universidade Anhanguera. São muitos obstáculos a serem ultrapassados, muita lutas a serem vencidas, mas a satisfação da conclusão dessa nova etapa é gratificante. Difícil é entender os problemas que ainda assolam o ingresso do profissional junto ao Conselho e sua resistência na manutenção de processo avaliatório posterior a Colação de Grau.

No dia 16/08/2020 o CFC - Conselho Federal de Contabilidade, aplicou prova online, devido a pandemia, para exame de suficiência que teve a obrigatoriedade sancionada pela Lei nº 12249/2010 de 14/06/2010.  O exame que contou com mais de 40.000 inscritos foi baseado em questões teóricas em nível de concurso público, não tem muito haver com a atuação do profissional contador na prática. 

O exame teve problemas de acessibilidade e vários problemas de ordem regulamentar que proporcionam subsídios para a anulação com cassação da prova, o que poderia iniciar um processo de extinção do exame por ilegalidade. 

NOTA DE REPÚDIO DA APROC0N BRASIL” EXAME DE SUFICIÊNCIA CFC, Em nota que foi publicada na conta oficial no facebook.

“Hoje, 16/08/2020, os atuais dirigentes do “CFC – Conselho Federal de Contabilidade” protagonizou-se mais uma série vexatória na sua história em relação ao total desorganizado “Exame de Suficiência do CFC” oferecido aos “Bacharéis em Ciências Contábeis” brasileiros que desejam adentrarem ao mercado de trabalho contábil do País.

Auditor do TCE-TO Contador Público DETE NUNES-CRC-TO N.: 0292/O-5 Presidente Nacional da Confederação dos Profissionais Contábeis do Brasil/APROC0N BRASIL/Palmas-To.

Fonte facebook nota disponível: acesse
A prova não avalia a prática

Na visão de especialistas a prova não mede o conhecimento dos Bacharéis em Ciências Contábeis, tendo em vista que no dia a dia a prática é diferente do que é cobrada na prova. Estamos na era da tecnologia big data, inteligência artificial e não mais manual.

As questões são literalmente teóricas e não tem uma questão sequer sobre a prática contábil. Ou seja, a prova não aborda sobre a legislação e prática do dia a dia do Contador que o mercado exige atualmente. Por Exemplo, Sped, e-Social, Escrita fiscal, Deprtamento Pessoal, Legislação empresarial e Tributária.

Escritórios de contabilidade estão contratando Bacharéis em Ciências Contábeis independente de ser aprovado no Exame de Suficiência. Ou seja, quem está selecionando os candidatos é o mercado, e não uma prova sem base na área contábil.

Fonte: Jus Brasil

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.