(4.595) O Restauranter:
OS 3 Es - EFICIÊNCIA , EFICÁCIA E EFETIVIDADE
Embora a maioria das pessoas pense que eficiência e eficácia sejam a mesma coisa, esses dois conceitos não têm o mesmo significado. De maneira simplificada, eficiência significa fazer alguma tarefa bem-feita, enquanto eficácia significa fazer o que precisa ser feito.
ENTENDA O QUE É EFICIÊNCIA
A eficiência é o processo de executar aquilo que foi planejado, ou seja, é colocar a “mão na massa”. Considere, por exemplo, o processo de construção de uma casa: o tempo que demorou para a obra ser concluída, a quantia gasta, a equação entre recursos planejados e os usados, entre outros pontos. Caso você tenha conseguido fazer tudo no prazo, gastando menos tempo e recursos, então você foi eficiente.
Um líder eficiente, por exemplo, é alguém capaz de coordenar, planejar e organizar o trabalho de seus colaboradores da melhor maneira, respeitando a competência de cada um. A capacidade de conduzir pessoas com eficiência é um dos grandes diferenciais competitivos do mercado, pois garante o aumento da produtividade, redução dos conflitos e aceleração dos resultados.
ENTENDA O QUE É EFICÁCIA
Ser eficaz é basicamente conseguir atingir seu objetivo. Utilizando o mesmo exemplo da construção, se você conseguiu construir a sua casa e finalizar a obra da maneira como foi planejada, então você foi eficaz. A eficácia está relacionada diretamente ao resultado.
Quando um líder é eficaz, ele impulsiona sua equipe a alcançar os objetivos da organização, bem como os seus próprios. Desse modo, certamente ele irá tornar os profissionais mais eficazes e melhor preparados para enfrentar os desafios.
EFETIVIDADE diz respeito à capacidade de promover os resultados pretendidos ou planejados. A eficiência indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços. E a eficácia remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.
QUAL É O PERFIL IDEAL
Caso você esteja se perguntando se é melhor ser eficiente ou eficaz, a resposta é: as duas virtudes são ótimas para qualquer profissional. Na medida do possível, você deve ser eficiente e eficaz. O exagero não é bom de nenhum dos lados. O equilíbrio é fundamental para que você possa olhar para todos os ângulos de uma situação, sendo capaz de avaliá-la com clareza e agir de acordo com esta análise, tanto de forma eficiente, quanto eficaz.
1 comentários:
Brigada, foi muito útil para meus alunos
Postar um comentário