CENOURAS COLORIDAS

(4.531) O Restauranter:

CENOURAS COLORIDAS

Para a minha surpresa, as cenouras coloridas são 100% naturais e as cores roxa, branca e amarela exitem muito antes da laranja. Na verdade, as cenouras roxas e brancas são cultivadas no Irã e na Arábia Saudita desde o século XI e a criação da cenoura laranja só veio mais tarde, no século XVI devido à mistura da cenoura vermelha com a branca. 

Quando encontramos por aí cenouras roxas ou amarelas (ou qualquer outra cor que não seja a laranja) nos enchemos de desejos, mas não podemos esquecer que as ancestrais cenouras cultivadas tinham coloração amarela ou roxa - alguns estudiosos acreditam que a cenoura laranja não existia até o século 16. Imagine o alvoroço na época e, pensando bem, as cenouras laranjas são lindas. Dizem que foi desenvolvida na Holanda em homenagem a Guilherme I de Orange durante a guerra holandesa de independência da Espanha, no século XVI. Mas há quem conteste a data de criação e o mito da homenagem. O fato é que as cenouras laranjas dominam o mercado e daríamos a ela a maior importância se todas as do mercado fossem vermelhas, só por ser diferente. Uma coisa é certa, cenouras roxas, vermelhas e amarelas eram cultivadas no Irã e na Arábia já no século 11.

Hoje é uma das mais famosas porque este cruzamento de cores e espécies trouxe ainda mais nutrientes a este legume.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.