(4.483) O Restauranter:
MIMOSA PUDICA OU DORMIDEIRA
Os canteiros e rotatórias de Palmas estão tomadas dessa planta conhecida como dormideira, que muitos dizem se tratar de uma praga, mas eu acho que o colorido dela contrastando com a grama fica muito bonito em nossa cidade. Questão de opinião claro.
A dormideira ou sensitiva é uma espécie da parte tropical do continente americano e se chama Mimosa pudica, uma Leguminosae (ou Fabaceae, como também se chama a família botânica). Esta é uma planta invasiva de prados, bastante resistente e agressiva e, por demais, interessante.
As dormideiras formam pequenos arbustos rasteiros com flores rosadas. Podem ser encontradas em regiões de solos pobres, calcáreos, rasos, arenosos e não se intimida com as variações de temperatura e umidade da faixa tropical do nosso continente.
Se reconhece uma dormideira pois as folhas dessa planta se fecham ao estímulo de contato, água ou temperatura. Tocar nas folhas, a chuva que cai ou o calor que aumenta são motivos para a planta recolher suas folhinhas em um instinto de autoproteção que alguns pensam ser racional e não só senciente.
Segundo o PPMAC de Fisioterapia, a Mimosa Pudica tem ação cicatrizante, antimicrobiana, analgésica, anti-inflamatória, anticonvulsiva, antidiarreica, antioxidante, hepatoprotetora, antihelmíntica, antihiperglicêmica, antiúlcera, antivenenosa.
E as seguintes indicações de uso: afecções do fígado, prisão de ventre, inflamações da boca, garganta, dor de dente, cárie, reumatismos articulares ou tumores.
0 comentários:
Postar um comentário