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RADARES NA RODOVIA BR-010 E TO-050 PERÍMETRO URBANO DE PALMAS
Neste sábado dia 04/01/2020 foram fisicamente retirados os radares fixos e lombadas eletrônicas em funcionamento na BR-010, que ligava a área central da cidade de Palmas à Região Sul - Taquaralto, passando pelas quadras da região metropolitana SUL e Aurenys até a rotatória depois da passarela na frente do Ginásio Ayrton Senna.
RADAR FIXO
Lombadas eletrônicas são dispositivos usados no trânsito com o propósito de controlar a velocidade do tráfego. Possui funcionamento igual ao dos radares, ou seja, a medida da velocidade do objeto em questão se dá pela modificação do campo magnético entre os laços do pavimento, que contém os transmissores e receptores da lombada.
As lombadas eletrônicas possuem ainda o elemento visual: um conjunto de luzes que mostra o enquadramento da velocidade nas circunstâncias em energia, e um mostrador que informa ao motorista a sua velocidade depois de atravessar os medidores no asfalto.
LOMBADA ELETRÔNICA COM MOSTRADOR
Os radares fixos ou lombadas eletrônicas que foram retirados no trecho da BR-010 sentido Palmas a Taquaralto são:
O primeiro funcionava na frente da Quadra 612 Sul (Km000) com sinalização vertical de velocidade;
O segundo na frente elevado em frente a Rodoviária de Palmas (Km 000);
O terceiro no retorno que dá acesso ao Campus da Universidade Católica (Km 000);
O quarto na faixa de pedestres do Aureny 4 (Km 000) com sinalização vertical de velocidade;
O último quase chegando ao semáforo de frente que sinaliza uma faixa de pedestres próximo ao Ginásio Ayrton Sena (Km 000).
Todos esses aparelhos estavam em funcionamento na BR-010 (VEJA MAPA ABAIXO).
Descrição do trexo de acordo com dados da FONTE: https://g1.globo.com
O trecho da BR-010 que corta Palmas começa exatamente em uma rotatória em frente ao Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto. Seguindo para o centro da capital, são 11,5 km de rodovia federal. O pedacinho da BR-010 acaba no entroncamento de Aparecida do Rio Negro.
Daí para frente a rodovia, no sentido Lajeado, volta a ser TO-050. Assim como o trecho depois da rotatória do Ginásio Ayrton Senna, sentido Porto Nacional.
Para essa divisão ficar mais clara, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) está realizando obras na pista. Nova sinalização e placas estão sendo instaladas, para caracterizar a rodovia federal.
Os radares foram instalados em pontos críticos da rodovia, onde o número de acidentes, inclusive com vítimas era constante e muito acima da média da estrada. A grande pergunta agora é o que o Governo vai fazer para manter o controle da velocidade neste trecho, já que os motoristas costumam abusar e chegar a velocidades superiores a 170 Km/h.
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