TIPOS DE PANELAS

(4.411) O Restauranter:

TIPOS DE PANELAS

Se você não é um grande conhecedor de panelas, é importante conhecer melhor o tipo delas e quais as diferenças. Observe a seguir os prós e contras dos tipos mais usados na cozinha no dia a dia:
Panela de alumínio

Embora seja o tipo mais comum pelo baixo preço, as panelas de alumínio também podem ser as mais prejudiciais à saúde. É claro que isso dependerá da marca que você escolher e as certificações que ela possuir, mas é um ponto para ficar alerta. Apesar disso, são panelas leves e práticas.

PANELA DE AÇO INOX

A principal vantagem é o fato de essas panelas serem inoxidáveis, ou seja, demoram muito mais para se desgastar e enferrujar. Ainda, o material distribui o calor de forma uniforme pela panela. Por outro lado, não é uma panela indicada para frituras.

PANELAS ANTIADERENTE

Uma panela antiaderente é o sonho de muitas pessoas. Além de não deixar o alimento grudar em seu fundo, essa panela é fácil limpeza e manuseio. Entretanto, esse modelo, dependendo principalmente da qualidade, pode riscar com facilidade.

PANELA DE CERÂMICA

Esse modelo aquece muito rápido, mas o alto preço é a sua desvantagem. O lado positivo é que uma panela de cerâmica tem alta durabilidade, então dificilmente você terá que comprar outra novamente em pouco tempo.

PANELA ESMALTADA

Essas são panelas de ferro fundido ou até mesmo de alumínio. O preço não é muito em conta para as de ferro fundido, mas melhoram nos modelos de alumínio. Esse é um material de fácil limpeza e também leve. A desvantagem é que aquece com rapidez e é preciso ter cuidado para que as colheres não risquem a panela.


Limpar uma panela queimada tem dicas e truques todos os dias na internet, e são dicas simples e fáceis de fazer. São inúmeros os tipos de panelas, eu comprei uma panela com liga de alumínio que são submetidas ao tratamento de recozimento.  Na hora de lavar, elas soltavam uma camada de material que sujava o pano de prato usado para secar. Depois de várias tentativas, descobri que posso limpar com a esponja abrasiva (lavo verde), lã de aço ou palha de aço e depois basta passar o lado amarelo da esponja em toda a panela, que irá limpar os resíduos do processo.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.