BURRATAS A LA GOULART

(4.328) O Restauranter:

BURRATAS A LA GOULART

O Queijo Burrata é um queijo do sul da Itália, da Puglia. Originalmente, é feito de leite de vaca. Tem uma capa de mussarela e recheio de creme de leite e filamentos de queijo.


Nesta receita (foto acima) elaborada pelo Restauranter Maurício Goulart, temos:

INGREDIENTES:
  • Burrata (200g)
  • Antepasto de Presunto de Parma (presunto de parma, tomate cereja, queijo parmesão, manjericão, pimenta do reino e azeite de oliva extra virgem.
  • Pesto de Manjericão ( 80g )
Burrata é um queijo original do sul da Itália, da região da Puglia. Mais especificamente, ela teria sido criada na cidade de Andria, no século 20, como forma de aproveitar o que sobrava da produção de mussarela. Embora a Burrata de Andria ainda não seja reconhecida como um produto IGP (Indicazione Geografica Protetta, que protege origem e modos de fazer; corre um processo na Itália nesse sentido), ela tem algumas características básicas: é feita de leite de vaca, tem não mais do que 10 cm de diâmetro, tem uma “casca” de mussarela de cerca de 2 mm e recheio que é uma mistura em proporções equivalentes de creme de leite grosso (panna) com filamentos de mussarela (straciatella). É um produto superfresco, que idealmente é consumido em dois dias.

MARCAS E ESTRUTURAS DAS BURRATAS:

A avaliação e degustação das burratas foi na cozinha do Paladar e contou com os especialistas Giuseppe Gerundino e Gerardo Landulfo.

ORO BIANCO - Boa consistência da capa, mas só creme pesado no recheio. (190g)

BALKIS - Das poucas feitas com leite de vaca, tem recheio insosso, parece cottage. (228g)

BORGHESE - Se desmanchou sozinha, pele muito fina, creme acidificado e sem filamento.(200g)

BÚFALO DOURADO - De aparência rugosa, na boca é mais salgada que as outras e deixa um final amargo.(120g)

BUFALAT - Brilhante e uniforme por fora, tem sabor mais fresco, mas falta ‘nervo’ à capa. (200g)

TUTTOLATTE - Feita na hora, tinha tom mais amarelo, interior duro, sem creme; mais salgada, sabor leve. (200g)

LA BUFALINA - A capa é resistente, mas o recheio é ressecado, o sabor desequilibrado, ácido demais. (200g)

VITALATTE - O recheio era o mais bonito, com filamentos. Mas, na boca, um gosto forte de manteiga. (200g)

LEVITARE - A camada externa é mozzarella de búfala, enquanto o interior é cremoso, o que lhe dá maciez e uma textura única.

DIBUFALO - O queijo Burrata Dibufalo possui invólucro de manta de mozzarella macia e em seu interior uma mistura única de creme e queijo de textura leve e sabor suave e diferenciado, para agradar paladares mais exigentes.

CAPRATA DA CABRIL DO BOSQUE - Como queijo, foi o melhor. Mas não é burrata – é de leite de cabra. (220g)

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.