CERVEJA ARTESANAL - DELICIOSA

(4.184) O Restauranter:

CERVEJA ARTESANAL - DELICIOSA 

As cervejas artesanais advém de um processo artesanal mais cuidadoso em sua produção, enquanto as cervejas industrializadas tem por objetivo a produção em grande escala com grandes maquinários.
Em menor escala, a cerveja artesanal é desenvolvida focada em qualidade e diferenciação, o que requer mais cuidado em sua produção que é feita de forma minuciosa acompanhada e controlado pelos produtores.
Observando cada etapa, o mestre cervejeiro, analisa ao final de sua produção se o resultado obtido corresponde as suas expectativas.
Além disso, seu processo de produção possui maior lentidão, devido os produtores respeitarem todo o período de fermentação e maturação da cerveja, sem adição de produtos químicos para acelerá-los.
A diferença entre a cerveja ‘normal’ e a artesanal

Existem muitas diferenças entre as duas, a cerveja ‘normal’ é a cerveja industrializada, aquelas cervejas populares conhecidas no mercado, enquanto a as cervejas produzidas com um trabalho manual e diferentes ingredientes em seu processo tratam-se das cervejas artesanais.
Cervejas industrializadas utilizam em média 60% de malte e os 40% restante corresponde à outros tipos de cereais para que o custo de produção seja reduzido.
Logo, a cerveja artesanal é produzida com maior quantidade de malte, e também leva em conta particularidades de sabor e aroma que são preferência dos consumidores.
Além disso, podemos diferenciá-las na questão de que as cervejas artesanais priorizam qualidade, enquanto que as industrializadas buscam quantidade. As industriais possui um tempo de maturação mais curto e rápido e as cervejas artesanais levam períodos maiores para sua produção.
Com essas informações é possível concluir o porquê as cervejas artesanais tem um custo mais elevado do que as industrializadas.
Pelo mundo há mais de 120 tipos de cervejas artesanais. São divididas em três grandes grupos:
  • Cervejas ales: uma cerveja muito encorpada, a mais complexa dentre os três, neste tipo as mais populares são stout, english pale ale, trapista;
  • Lagers: são as mais comuns no mundo, é uma cerveja mais leve com relação aos outros tipos. Com Pilsen, schwarbier e American Lager sendo as mais populares e
  • Lambics: com sabores únicos e processos de fabricação demorado estão entre as mais caras do mundo.
Os rótulos nas cervejas artesanais tem motivos comerciais, econômicos e também visuais.
Os rótulos devem possuir informações, com relação os ingredientes, local de fabricação, responsável pela produção, fabricação, validade e outras informações que exige a legislação.
Também é parte essencial para a venda do produto, rótulos são responsáveis por induzir o cliente a comprar o produto.
As cervejas artesanais podem ser produzidas para serem consumidas em microcervejarias, que são pequenas cervejarias com instalações que oferece o consumo no local e até o envasamento para consumo em outros lugares.
FONTE: https://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/artigos/cerveja-artesanal/

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.