CORTE DE CARNE ESPECIAL - T-BONE

(4.055) O Restauranter:

CORTE DE CARNE ESPECIAL - T-BONE

Delicioso e suculento, o corte de carne T-Bone é chamado dessa forma justamente devido ao seu osso ter o formato da letra T. Muito apreciado pelos amantes de carnes nobres, esse corte tem um lado maior, chamado de New Yourk Strip, o final do contrafilé (chorizo), e um menor, o Tenderloin, o miolo do filé mignon

No Brasil, é conhecido também como bisteca ou chuleta. O corte é famoso por ser um ícone em muitos desenhos animados. 

Os italianos têm uma longa história de adoração com o T-Bone. Denominado comobistecca alla fiorentina, é muito famoso na região da Toscana, onde usualmente é preparado em bifes com até oito centímetros de altura, após rápido cozimento na brasa. Para os toscanos, a carne deve ser servida malpassada e sem nenhum tempero. Para alguns, nem mesmo o sal! 


O T-Bone é muito consumido também no Reino Unido e nos Estados Unidos. Mas é preciso lembrar que as nomenclaturas mudam em cada país e se você quiser ser um especialista, é preciso entender essas diferenças.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE T-BONE E O PORTERHOUSE?

Entre os amantes de carne, há uma frequente dúvida entre os cortes T-Bonee Porterhouse. Vamos explicar. Tanto um quanto o outro possuem dois cortes em um. No entanto, no Porterhouse, há uma porção maior de filé. Nos Estados Unidos, para um corte ser considerado um T-Bone, deve ter 13 milímetros de espessura na sua parte mais larga. Já o Porterhouse deve ter 32 milímetros. Uma grande diferença!

Na Inglaterra, o Porterhouse está relacionado ao Short Loin (veja na imagem abaixo) que, para os Estados Unidos, é o Strip Loin.



Agora que você já sabe identificar o que é um T-Bone e já se tornou um expert, vamos ao que interessa.

COMO PREPARAR O T-BONE?

Com uma textura bem macia, o T-Bone apresenta também grande quantidade de gordura entremeada nas fibras, o que dá um bom marmoreio. Assim, este corte é muito indicado para ser cozido na churrasqueira ou em grelha. A carne é muito saborosa e não requer muitos temperos, apenas o sal já basta para você ter um excelente prato. Esta carne nobre pode ser também cozida em frigideira ou chapa. Como acompanhamento, você pode servir farofa de bacon, ovos ou banana.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.