GALINHA D"ANGOLA

(3953) O Restauranter:

GALINHA D"ANGOLA
A galinha-d'angola (Numida meleagris), também conhecida por guiné, coca, galinha-do-mato, faraona, capote, capota, sakué, pintada, picota (na Amazônia) ou fraca, cakuê (em algumas regiões da Bahia) é uma ave da ordem dos Galiformes, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, que a trouxeram da África Ocidental. 



No Brasil, a ave é conhecida por vários nomes, dependendo da região, sendo chamada de cocá, tô fraco (em decorrência do som característico, emitido pelas fêmeas das espécie) ou angolista, ou ainda, erroneamente, de galinhola. Em hunsriqueano riograndense ou Riograndenser Hurnruckisch, língua brasileira de origem germânica falada por pelo menos um par de milhões de sulbrasileiros, sobretudo no Rio Grande do Sul, ela é chamada de (die) Perlhinkel (traduzido ao pé da letra: galinha de pérolas). É conhecida também por servir de oferenda em alguns rituais, especialmente para Oxum. 

Na feira da Quadra 307 Norte, é possível adquirir essa ave ainda viva ou abatida por R$ 40,00 a unidade.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.