DIA DA AUTONOMIA CELEBRA INÍCIO DO TOCANTINS

(3843) O Restauranter:

DIA DA AUTONOMIA CELEBRA INÍCIO DO TOCANTINS

A data 18 de março é histórica para o Tocantins, pois foi nessa data que, no ano de 1809, Dom João dividiu a província de Goiás nas comarcas administrativas de Goiás e do Norte. A assinatura do Alvará de Instalação da Comarca de São João das Duas Barras, depois chamado de Comarca da Palma, atual município de Paranã, a 304 Km de Palmas, marcou o início do processo que culminou com a criação do Estado do Tocantins.

A luta para garantir o desenvolvimento do então norte goiano, praticamente esquecido pela administração pública, foi longa e contou com um importante passo quando, em 1821, o desembargador Joaquim Theotônio Segurado, administrador da Comarca do Norte, encabeçou o movimento popular pela divisão de Goiás.

Para a professora Antônia Maria, mestra em Patrimônio Histórico de Porto Nacional, o movimento não era despropositado. “Uma vez que a alta carga de impostos que era cobrada na região, não tinha a devida contrapartida, já que os investimentos ainda eram direcionados ao Sul” comentou.

O diretor de Patrimônio Material e Imaterial da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Antônio Miranda, falou sobre a importância do dia 18 de março. “Essa data tem que ser lembrada e comemorada, porque significa a conquista que se consolida em 1988 com a criação do Estado do Tocantins, e muitas lideranças doaram sua vida para que se constituísse essa independência aqui do norte, que até então era totalmente esquecido pelos governantes do sul. O norte era o corredor da miséria, mas uma miséria que abastecia os privilégios de quem morava no sul do Estado de Goiás, daí a importância dessa data, sobre a qual devemos refletir”, avaliou.

História recente

Em junho de 1987, o então deputado federal Siqueira Campos, relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, redigiu e entregou ao presidente da Assembleia, deputado Ulisses Guimarães, a fusão de emendas, que contava com mais de 100 mil assinaturas, criando o Estado do Tocantins, que foi votada e aprovada no mesmo dia.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.