GUAVIRA FRUTA - 20 VEZES MAIS VITAMINA C QUE A LARANJA

(3811) O Restauranter:

GUAVIRA FRUTA - 20 VEZES MAIS VITAMINA C QUE A LARANJA

Guavira, ou guaviroba, é uma fruta selvagem que dá em arbustos nos campos do cerrado em Mato Grosso do Sul  é absolutamente deliciosa. A fruta é conhecida como a fruta da resistência, porque depois da estiagem, começa a chuva e aí, sim, as frutas aparecem nos guavirais nativos. E tem de coletar rápido porque elas amadurecem e duram no máximo duas semanas. Ficam assim. Em cachos. Verde e amarelo: a cor do Brasil.
Seu sabor adocicado encanta paladares de pessoas de todo o mundo que vem ao Mato Grosso do Sul em busca de novas experiências. E a fruta é altamente valorizada por aqui. Por exemplo, Bonito tem incluso em seu calendário anual o Festival da Guavira, um evento com épocas flutuantes assim como o tempo da fruta.

Comer guavira direto do pé é uma delícia. Mas a fruta também é muito usada em receitas. Por exemplo, um sorvete de guavira mostra o melhor deste fruto que de todas as maneiras é saboroso. Entre outras receitas estão a cachaça curtida com guavira, pratos típicos com molho de guavira, que tornaram famosos muitos chefes de cozinha, e mais algumas que são de dar água na boca.

Não há caminho para passeios que não tenha pé de guavira! Algumas pessoas da região tem o costume de tirar um dia para colher esta fruta. Segundo uma reportagem do Globo Repórter, em um laboratório de tecnologia de alimentos, foi confirmado que a guavira tem mais vitamina C do que a laranja. Em algumas espécies, foi encontrado quase 20 vezes mais vitamina C do que a laranja. E há dúvida sobre os estudos recentes sobre se a guavira é afrodisíaca, mas, uma coisa é certa, a fruta é irresistível e o visitante não pode deixar de experimentar! A cor amarela indica a presença de betacaroteno, que se converte em vitamina A; tem potássio, que ajuda a manter o vigor muscular; cálcio e fósforo, que deixam os ossos e dentes fortes; e magnésio, importante na digestão. Essa fruta do Cerrado é mesmo poderosa.

FONTES: https://www.agenciasucuri.com.br/blog/guavira-delicioso-fruto-da-regiao/
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2014/03/comum-no-cerrado-guavira-chega-ter-20-vezes-mais-vitamina-c-do-que-laranja.html

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.