CONTAGEM REGRESSIVA PARA OLIMPÍADAS

(3599) O Restauranter:

CONTAGEM REGRESSIVA PARA OLIMPÍADAS
Muita coisa pode acontecer em 365 dias. Ou 366, já que 2016 é ano bissexto... Na vida de cada um tem pelo menos um verão, um Carnaval, um aniversário, muitas alegrias, algumas tristezas, vários perrengues e inúmeras conquistas. Os próximos 12 meses devem tocar a vida dos cariocas e de todos os brasileiros de uma forma especial, e culminarão com o início da maior festa esportiva do planeta em 5 de agosto de 2016. 
Mais de 10.000 dos melhores atletas do mundo estarão no Rio, representando 206 países.
 Até lá, dezenas de eventos-teste aquecerão a cidade para os Jogos, os primeiros a serem realizados na América do Sul. Ao mesmo tempo, o país será envolvido com tour da tocha Olímpica, que percorrerá cerca de 300 cidades brasileiras a partir de maio. O símbolo dos Jogos ajudará a irradiar o calor e a alegria dos brasileiros para o mundo.
Desde que o Rio ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos, em 2009, várias iniciativas marcaram a atuação do Comitê Organizador do evento. Elas são o retrato do que aconteceu nesses anos e do que o Comitê Rio 2016 ainda vai entregar nesta reta final. Essa é a memória de uma época que o Brasil nunca vai esquecer.
 Lançado em 2014, o Programa de Educação dos Jogos Rio 2016 promove novos esportes e valores Olímpicos e Paralímpicos nas escolas.
·         O Transforma impacta 2.200 instituições públicas e privadas e um milhão  de alunos
·         Já capacitou 5.700 profissionais de Educação, entre coordenadores pedagógicos, professores de Educação Física, agentes jovens e tutores.
·         Deste total, 3.600 são agentes jovens (alunos líderes nas escolas).
·         Nesse período, foram realizadas 12.780 horas de formações e capacitações somente para coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física.
·         Os festivais Transforma já reuniram mais de 3 mil pessoas nas três edições, realizadas em vilas Olímpicas.
O que vem por aí?
Para ampliar o seu alcance, o programa lança em agosto, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), uma plataforma de ensino à distância, em português, inglês e espanhol.
O programa de voluntários, lançado em 2014, teve mais de 240 mil inscritos de todos os estados do país e de 192 países. Estados Unidos, Rússia, China e Grã-Bretanha foram os países com mais candidatos inscritos, depois do Brasil.
·         Mais de 240 mil inscritos
·         De 192 países
·         8 centros de formação pelo Brasil
·         Mais de 20 mil candidatos já selecionados e aptos a atuar
·         70 mil voluntários nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
O que vem por aí?
Ainda este ano, sai a lista dos candidatos selecionados e, em fevereiro de 2016, começa a fase de treinamento.
O objetivo do Comitê Rio 2016 é contar, até 2016, com 70 empresas licenciadas que irão abastecer 40 mil pontos de venda, além de 150 lojas oficiais em aeroportos, shoppings, hotéis, vila dos atletas e em todas as instalações dos Jogos. Já há três lojas abertas, todas no Rio: nos campus da Universidade Estácio da Barra da Tijuca e do Centro e no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Há ainda a loja online.
·         70 empresas licenciadas
·         40 mil pontos de venda
·         150 lojas oficiais em aeroportos, shoppings, hotéis, vila dos atletas e em todas as instalações dos Jogos
·         52 contratos já fechados
·         Mais de 1.000 produtos desenvolvidos
·         Movimento de R$ 1 bilhão  no varejo brasileiro
O que vem por aí?
Até o fim deste ano, serão abertas lojas em aeroportos do Rio e São Paulo, além de shoppings do Rio. A expectativa é que, até 2016, sejam desenvolvidos milhares de tipos de produtos, que devem movimentar R$ 1 bilhão no varejo brasileiro.
O conceito da tocha Olímpica foi apresentado no início de 2015, como o encontro entre a chama Olímpica e o calor humano do brasileiro.  O revezamento terá início com a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade. 
·         83 cidades já estão confirmadas na rota do revezamento 
·         12.000 condutores levarão a chama Olímpica pelo Brasil
·         A tocha percorrerá em torno de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
·         Serão aproximadamente 100 dias de revezamento. A jornada começará pela capital Brasília. 
O que vem por aí? 
Até o fim de 2015, o Comitê Rio 2016 informa todas as cidades por onde o revezamento vai passar. No início de 2016, o Comitê e patrocinadores anunciam quem serão os 12 mil condutores do revezamento.
Os Jogos Rio 2016 vão proporcionar 85 mil empregos terceirizados, a maioria no setor de serviços. Entre as funções com grande oferta de vagas estão a de ajudante de cozinha, assistente de serviços, camareira, chefe de cozinha, copeira, cozinheiro, limpeza, estoquista, operador de caixa e recepcionistas. Os setores que mais vão empregar são:
·         Segurança: 19 mil
·         Alimentos e bebidas: 14 mil
·         Transporte: 8 mil
·         Ingressos e hospitalidade: 8 mil
·         Serviços de limpeza: 7 mil
O que vem por aí?
O Comitê Rio 2016 fez um convênio com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). A instituição de ensino será responsável pelo treinamento dos 270.601 inscritos como candidatos a um posto de trabalho nos Jogos. Deste grupo serão selecionados os 85 mil que garantirão, por exemplo, a segurança e limpeza das arenas de competição, além do bom funcionamento de hotéis e lanchonetes para servir as pessoas que circularão pelo Rio para ver os atletas em ação.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.