DIA DO AÇOUGUEIRO

(3246) O Restauranter:

DIA DO AÇOUGUEIRO

O açougueiro é um profissional que abate animais e coloca a sua carne para a venda.Também se diz "homem do talho".
"A palavra "açougue" é um vocábulo de origem árabe (as-soq), que é completamente vernácula no português lusitano e profusamente utilizada no interior do país.
Os praticantes deste comércio tradicional pode ser encontrada em todo o mundo, que vão desde açougueiros de supermercados, que normalmente lidam com cadáveres já abatidos, para açougueiros rurais tradicionais, que podem viajar para fazendas com os animais açougueiro individualmente para seus proprietários.
Açougue é um comércio especializado, que exige formação bastante extensa, e muitas vezes é um comércio de família, com os pais que passam suas habilidades açougue para seus filhos.
Este termo em Inglês remonta a cerca de 1300, e é derivado de uma palavra anglo-normanda, Boucher, que significa "matador de cabras." O comércio de chacina é, naturalmente, muito mais antiga do que a própria palavra. Já em 1529, as pessoas também estavam usando o termo "açougueiro" para se referir a um assassino particularmente brutal, numa referência às habilidades e suposta frieza de açougueiros tradicionais.
É rara a cidade, vila ou povoado que não tem uma Rua do Açougue, ou Travessa do Açougue.
O que acontece é que a palavra caiu em desuso em Lisboa e algumas outras regiões do país, onde passou a ser considerada um arcaísmo, sendo substituída por "talho", o local onde se "talha" ou corta a carne, enquanto que o "açougue" original era o local onde também se matavam os animais."
fonte:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-do-acougueiro.php

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.