CUBO DE GELO INTELIGENTE - AVISA QUANDO PARAR DE BEBER

(2796) O Restauranter informa:
 

CUBO DE GELO INTELIGENTE -  AVISA QUANDO PARAR DE BEBER
 
Dhairya Dand acordou no pronto-socorro do hospital sete horas depois de ter ido a uma festa universitária. As poucas lembranças que restaram da noite anterior eram dos goles nos drinques – que o estudante de 23 anos parou de contar na terceira dose.

Depois deste susto, o pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, fez mais do que aprender a lição. Em três semanas, ele desenvolveu cubos de gelo inteligentes que alertam as pessoas sobre o quanto elas beberam, com o intuito de evitar o coma alcoólico.

Batizado de Cheers! (a saudação feita no brinde, em inglês), os gelos moldados em gelatina comestível foram recheados com luzes de LED, acelerômetro, cronômetro, receptores infravermelhos e bateria. O acelerômetro é usado para calcular os goles dados e o cronômetro, para controlar o quão rápido o copo é esvaziado, indicando o nível de intoxicação alcoólica.

É com esses dados que o circuito descobre o quanto a pessoa já bebeu, emitindo sinais luminosos – e no ritmo da música, para ninguém fazer feio na festa. Os cubos mudam de cor como um semáforo: o sinal livre do verde, o alerta do amarelo (um tanto alaranjado) e a pausa do vermelho.

Se a bebedeira continuar depois do pisca-pisca vermelho, o aparelho dribla a euforia da hora e envia um recado para um amigo mais próximo, avisando que a dona do copo precisa de ajuda rapidamente. O cubo inteligente do MIT pode não servir para gelar a bebida, mas, com esse papel de amigo da vez, quem se importa? 

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.