TEMPESTADE TROPICAL - GRANIZO EM PALMAS???

(2653) O Restauranter informa:

TEMPESTADE TROPICAL - GRANIZO EM PALMAS??
 
Depois de uma mudança radical na temperatura, uma chuva intensa caiu nessa tarde de quarta em Palmas-TO. Além de fortes ventos que causaram muitos estragos nas casas, onde antenas de televisão foram entortadas pela ação do vento e as casas ainda sofreram com as chuvas laterais ocasionadas pelos ventos que atigiram velocidades incompatíveis com a região. Depois de alguns minutos de chuva, começou uma tempestade de granizo, com pedras de gelo com tamanho médio de 15mm. Os estragos poderiam ter consequências ainda piores caso as pedras tivessem se condensado em tamanhos maiores.
 
FORMAÇÃO DE GRANIZO E CHUVA CONGELADA
 
O granizo só se forma em nuvens de tempestade – preferencialmente nas Cumulonimbus de grande desenvolvimento vertical. Essas nuvens possuem ventos quentes ascendentes muito fortes na sua base. Assim, ela tem competência para alçar pequenos e até grandes blocos de gelo para a parte superior da nuvem – muito mais fria, o que faz com que o gelo ganhe massa até que não possa mais ser suportado pelos ventos da base. Aí não tem jeito. Tem que sair de baixo. O material até pode ser reduzido um pouco em função do atrito com o ar até atingir a superfície. São eventos típicos de verão ou associados a CCMs – “Complexos Convectivos de Mesoescala” que ocorrem muito no NW do RS com a vinda de umidade de Amazônia em choque com uma frente fria.
Já a chuva congelada ocorre quando existe uma inversão térmica em uma troposfera muito fria (típica de inverno em regiões temperadas ao norte). A água congela instantaneamente ao encontrar uma superfície sólida (em temperatura abaixo do ponto de solidificação).
 

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.