ESPUMANTE BRASILEIRO

(597) O Restauranter informa:

.INPI APRESENTA SUGESTÕES PARA PROTEGER O ESPUMANTE BRASILEIRO.

Durante reunião com produtores de vinho, realizada em Garibaldi (RS), no último dia 10 de setembro, o presidente do INPI, Jorge Ávila, apresentou sugestões para garantir a proteção do espumante brasileiro. Para Ávila, os empresários devem buscar um nome próprio que individualize a bebida, que vem conquistando reconhecimento internacional devido à sua alta qualidade. Após o encontro, os produtores devem definir suas ações em outubro.

- Estamos discutindo as melhores formas para reconhecer e proteger a qualidade do espumante nacional – disse Ávila.

Sobre a questão do nome próprio, o presidente do INPI sugeriu certas proteções: uma marca de certificação para todos os espumantes produzidos com uvas vitiviníferas; várias indicações de procedência que garantiriam que o vinho foi feito em determinada região; e algumas denominações de origem para assegurar que a produção daquele espumante se deve essencialmente ao meio geográfico, incluindo fatores naturais e humanos. Todas estas formas de proteção envolvem serviços do Instituto, sendo que as duas últimas são indicações geográficas.

Além dos produtores, o encontro contou com representantes das prefeituras de Bento Gonçalves, Garibaldi, Pinto Bandeira e Monte Belo, além da Embrapa Uva e Vinho e da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA).

Com o debate, os empresários tentam seguir o exemplo de sucesso dos produtores de vinhos vitiviníferos do Vale dos Vinhedos (RS), primeira indicação geográfica concedida pelo INPI. Nos últimos cinco anos, as propriedades rurais da região se valorizaram até 500% com a certificação.

A TAÇA DO ESPUMANTE BRASILEIRO

Aproveitando a realização da 17ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2009, a Associação Brasileira de Enologia (ABE), a Embrapa Uva e Vinho e a Cristallerie Strauss lançaram em forma de parceria a Taça do Espumante Brasileiro. Foi apresentada a nova e exclusiva taça do espumante brasileiro. Sim, agora temos uma taça só nossa, com desenho exclusivo, como os grandes vinhos do mundo tem.

A taça foi desenvolvida numa parceria entre a Associação Brasileira de Enologia, Embrapa e a Cristallerie Strauss. O modelo foi escolhido levando em consideração aspectos técnicos e visuais, buscando uma identidade e características que valorizassem o espumante brasileiro. O formato de uma taça de espumante não é algo que está ligado unicamente ao design. As taças tem formatos diferentes pois elas ajudam a potencializar algumas características dos produtos que serão servidas dentro delas. Vou explicar de uma maneira mais simples.

Características como o diâmetro superior da taça, volume e a altura de bojo podem influenciar nos aromas que são captados pelos nossos sentidos. Aliás, a taça onde vai ser servida o espumante é tão importante e levada tão a sério que vários lugares do mundo tem suas próprias taças para seus produtos.

Foi pensando nas características do espumante brasileiro que a Associação Brasileira de Enologia, a Embrapa e a Cristallerie Strauss criaram a primeira taça que reflete todas as qualidades do nosso produto. Além de valorizar a cor, a efervescência, o aroma e o sabor do espumante, a taça possuí um design super sofisticado, mostrando a potencialidade do espumante brasileiro. Confere a foto da taça e me diz se não é verdade.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

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