O PROFISSIONAL SOMMELIER

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O PROFISSIONAL SOMMELIER

Do que é feito um grande sommelier? Quais qualidades ele precisa ter para ser um bom profissional e enaltecer o vinho como ele merece?
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Todo ano, sommeliers afiliados às diversas associações oficiais ao redor do mundo participam de campeonatos regionais que lhes possibilitam mensurar seus conhecimentos. Após a eliminação dos menos preparados, vem a gloriosa classificação que coloca o campeão tête-à-tête com outros profissionais de diferentes nacionalidades em usca do tão honroso título: o melhor sommelier do mundo.

Os campeonatos são extremamente importantes para elevar o nível de capacitação dos profissionais, despertando a necessidade de aprimoramento constante. As avaliações giram em torno de domínio de técnicas de degustação, reconhecimento de características regionais e internacionais de vinhos, legislação, habilidades e técnicas de serviço, harmonização com preparações gastronômicas, postura profissional e até se considera se o candidato tem domínio de outro idioma para competir em nível mundial.

Independente da cultura e da possibilidade de participar destes concursos, os grandes profissionais são aqueles que buscam demonstrar as competências que são avaliadas nas competições da categoria com ética e respeito em suas tarefas e atitudes cotidianas.

Qualidades cotidianas:Bem interpretar

Um bom profissional deve trazer seus conhecimentos do mundo vitivinícola para dentro do empreendimento em que trabalha, interpretar as solicitações dos clientes e propor possibilidades criativas para cada ocasião. Deve saber, por exemplo, que quando um cliente pede um vinho "suave" não necessariamente se refere à classificação.

Qualidades cotidianas:Treinar os sentidos

Um ótimo sommelier deve educar seus sentidos no intuito de desenvolver a habilidade de analisar um fermentado sobre os aspectos visuais, olfativos e gustativos, abstraindo-se de influências externas. Como degustador, ele deve desenvolver consciência de sua capacidade sensorial e aprimorá-la, adquirindo confiança e acumulando conhecimento. Ter curiosidade e senso de investigação é fundamental para seu amadurecimento.

Qualidades cotidianas:Saber combinar

Um excelente profissional ainda tem a chance de enriquecer a experiência gastronômica de seus clientes quando entende a fundo as particularidades da bebida, da comida e como elas interagem. Por isso, o conhecimento da enogastronomia é uma ferramenta que deve ser dominada por quem trabalha no serviço.

Qualidades cotidianas:Bem apresentar o produto

Além dessas habilidades, um grande profissional à serviço do vinho deve saber que dentro de cada garrafa está o esforço e a dedicação de muitas pessoas que dedicam suas vidas cultivando uvas e elaborando vinhos - que enfrentam dificuldades como tempestades, ondas de calor, chuvas de granizo, oscilação da moeda e até de moda. A forma como o sommelier apresenta o produto e o descreve ao cliente pode ser a diferença entre a fortuna e o fim de uma vinícola. O vinho merece respeito independentemente se agrada ou não ao paladar de quem o descreve.

Qualidades cotidianas:Buscar conhecimento sempre

Vivenciamos, no cotidiano, situações constrangedoras muitas vezes para o sommelier que não domina os conhecimentos necessários para o desempenho competente de sua importante função. É por isso que, participando de competições ou não, o melhor profissional do mundo é aquele que apaixonadamente busca conhecimento para corresponder à expectativa de quem confia que sua experiência seja inesquecível. Além disso, o sommelier deve ter a ética como lema para representar uma profissão que merece ser descrita com os mesmos adjetivos usados na descrição de grandes vinhos: elegância, equilíbrio e complexidade!

POR JULIANA REIS - Fonte: http://revistaadega.uol.com.br//Edicoes/42/artigo132598-1.asp

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

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